Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “Padrões de beleza”.
Você pode baixar esta atividade português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Padrões de beleza – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Padrões de beleza – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Padrões de beleza – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Padrões de beleza
Devemos lembrar que os padrões de beleza mudam com o tempo, não são eternos e imutáveis. No século XVIII as musas da beleza eram brancas e gordinhas, como bem07 mostram de Rembrandt e Rubens. No século XIX, eram as mulheres esqueléticas, pálidas, com profundas olheiras. No século XX, já tivemos as cheias de curvas – Elizabeth Taylor, Gina Lolobrigida. Na década de 70 símbolo foi Twiggy, supermagrinha.
Nos anos 80 e 90, as top models, são muito magras e altas. Mas ao mesmo tempo, convivemos com Sharon Stone e Demi Moore, cheias de curvas e corpo sensual. Poderíamos, fazer o mesmo estudos com os homens desde as formas perfeitas dos gregos, até os homens bem magrinhos, terminando Van Damme e Schwarzenegger. Enfim queremos ser iguais e ter a mesma forma e isso é natural. O problema é quando isso não é possível e começamos abusar do nosso corpo e nos colocarmos em risco físico ou psíquico para atingir uma meta que pode ser impossível.
É importante que gostássemos de nós mesmos. Vimos como a criança pequena que e muito voltada para si. Depois com o desenvolvimento, ela começa a se relacionar com outras pessoas, brinca junto, até os primeiros amigos. Já adolescente, além dos amigos, se desenvolvem as primeiras paixões, os amores e os relacionamentos mais estáveis. O gostar de si se estende pelo desenvolvimento nas relações com outras pessoas.
ESSLINGER, Ingrid; KOVÁCS, Maria Júlia. Adolescência: Vida ou Morte?. São Paulo: Ática, 2000.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Quantos parágrafos há no texto?
R:
3) Quem é o autor do texto?
R:
4) Os padrões de beleza são sempre iguais? Justifique.
R:
5) Relacione corretamente as épocas e os padrões de beleza corretos.
A) Século XVIII ( ) supermagrinha
B) Século XIX ( ) são muito magras e altas
C) Século XX ( ) cheias de curvas
D) Década de 70 ( ) brancas e gordinhas
E) Década de 80 e 90 ( ) esqueléticas, pálidas, com profundas olheiras
6) Cite alguns modelos de corpos masculinos, citados nos texto.
R:
7) Qual é o perigo ao tentar alcançar um corpo perfeito?
R:
Por ACESSABER
1 comentário
Muito bom! Estou gostando.