Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre outros bichos da turma do canguru, do coala e do gambá. Que bichos serão esses, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Outros bichos da turma – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Outros bichos da turma – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Outros bichos da turma – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Outros bichos da turma do canguru, do coala e do gambá
Existe um grupo de animais que reúne bichos, à primeira vista, muito diferentes. Dele fazem parte o canguru, o coala, um tipo de gambá que não solta cheiro ruim como o que aparece nos desenhos animados, e até bichos que lembram ratos. Estamos falando dos marsupiais, que são mamíferos (animais que têm pelos e, quando filhotes, mamam) e que, em sua maioria, mas não sempre, possuem uma bolsa de pele na barriga, de grande utilidade.
Como os filhotes de marsupiais nascem antes de seus órgãos estarem completamente desenvolvidos, é nessa bolsa de pele, chamada marsúpio, que eles ficam protegidos e sugando o leite da mãe até estarem com seus olhos totalmente formados e serem capazes de se alimentar e de se defender sem a ajuda materna. Os filhotes deslocam-se até o marsúpio ou local onde estão as glândulas mamárias, geralmente na barriga, agarrando-se aos pelos da mãe.
Os marsupiais são encontrados no continente americano e na Oceania. Os marsupiais das Américas não são tão variados na forma, mas ocupam ambientes muito diferentes. Nas Américas do Sul e Central, de cada 100 espécies de bichos, cerca de oito são marsupiais. […]
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 182.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_182.pdf>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Existe um grupo de animais que reúne bichos, à primeira vista, muito diferentes.”
A que grupo de animais o texto se refere?
Questão 2 – Em “[…] um tipo de gambá que não solta cheiro ruim como o que aparece nos desenhos animados […]”, o texto apresenta:
( ) o rato.
( ) o coala.
( ) o canguru.
Questão 3 – No primeiro parágrafo do texto, os parênteses contêm:
( ) uma opinião.
( ) uma explicação.
( ) uma exemplificação.
Questão 4 – Observe:
“Como os filhotes de marsupiais nascem antes de seus órgãos estarem completamente desenvolvidos, é nessa bolsa de pele, chamada marsúpio, que eles ficam protegidos […]”
O vocábulo “Como”:
( ) introduz uma causa.
( ) inicia uma conformidade.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 5 – Na passagem “[…] sugando o leite da mãe até estarem com seus olhos totalmente formados […]”, o termo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – O trecho “Os filhotes deslocam-se até o marsúpio ou local onde estão as glândulas mamárias, geralmente na barriga, agarrando-se aos pelos da mãe.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Na parte “Os marsupiais são encontrados no continente americano e na Oceania.”, a palavra sublinhada exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 8 – O texto revela que os marsupiais das Américas:
( ) têm formatos muito diferentes.
( ) vivem em ambientes muito diferentes.
( ) têm formatos muito diferentes e vivem em ambientes muito diferentes.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.