Interpretação de texto: Oscar Niemeyer – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Oscar Niemeyer. Ele foi um dos maiores arquitetos do Brasil e um dos grandes nomes da arquitetura moderna mundial. Vamos conhecer a história de Niemeyer? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Oscar Niemeyer

    A inspiração nas formas naturais deu origem ao estilo inconfundível dele, que foi um dos maiores arquitetos do Brasil e um dos grandes nomes da arquitetura moderna mundial. São mais de 600 obras, que misturam concreto, vidro, curvas e vãos livres, espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

    Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro em 1907 e se casou aos 21 anos com Anita Baldo. Foi nessa época que começou a trabalhar na tipografia do pai, e lá surgiu a paixão pelo desenho. Entrou para a Escola Nacional de Belas Artes, onde se formou em arquitetura em 1934. No mesmo ano, começou a fazer estágio no escritório do grande arquiteto e urbanista Lúcio Costa.

    Dois anos mais tarde, trabalhou com o famoso arquiteto modernista franco-suíço Le Corbusier. Juntos, projetaram a sede do Ministério da Saúde, que é hoje o Palácio Gustavo Capanema, em sua cidade natal.

    Em 1940, foi convidado por Juscelino Kubitschek, então prefeito da cidade de Belo Horizonte, para criar o Conjunto da Pampulha, sua primeira grande obra. Daí pra frente, ele não parou mais. Projetou parte da nova sede da Organização das Nações Unidas, a ONU […]

    Por sua genialidade, acabou sendo convidado por Juscelino Kubitschek, agora presidente do Brasil, para participar da construção da nova capital do País. […]

    Entre os anos de 1957 e 1958, executou os projetos de vários prédios importantes […]

    Depois de Brasília, a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, é a que abriga a maior quantidade de projetos do arquiteto. […]

    Sua brilhante carreira não ficou só na arquitetura. Além das tantas construções espalhadas pelo Brasil e por várias capitais do mundo, esculturas, gravuras, livros e até móveis também levam sua assinatura.

    Niemeyer recebeu dezenas de homenagens e prêmios. […]

    E, com uma vida tão longa, deu tempo até de se casar pela segunda vez, aos 98 anos, com Vera Lúcia, 2 anos depois de ficar viúvo de Anita, com quem foi casado por 76 anos. Oscar Niemeyer faleceu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos. Mas não duvide: se vivesse mais tempo, continuaria nos espantando com seu talento e inventividade.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é:

(     ) uma biografia.

(     ) uma entrevista.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Em “[…] um dos maiores arquitetos do Brasil e um dos grandes nomes da arquitetura moderna mundial.”, o texto refere-se:

 

Questão 3 – Segundo o texto, Oscar Niemeyer “trabalhou com o famoso arquiteto modernista franco-suíço Le Corbusier”, no ano de:

 

Questão 4 – Qual foi, de acordo com o texto, a primeira grande obra de Niemeyer?

(     ) “o Conjunto da Pampulha”.

(     ) “parte da nova sede da Organização das Nações Unidas, a ONU”.

(     ) “a sede do Ministério da Saúde, que é hoje o Palácio Gustavo Capanema”.

 

Questão 5 – Sublinhe o motivo do convite de Juscelino Kubitschek a Oscar Niemeyer:

“Por sua genialidade, acabou sendo convidado por Juscelino Kubitschek […]”

 

Questão 6 – Identifique a cidade que, de acordo com o texto, abriga mais projetos de Niemeyer:

(     ) Niterói.

(     ) Brasília.

(     ) Belo Horizonte.

 

Questão 7 – Na passagem “[…] esculturas, gravuras, livros e até móveis também levam sua assinatura.”, o termo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

Questão 8 – Há um comentário no trecho:

(     ) “[…] começou a trabalhar na tipografia do pai, e lá surgiu a paixão pelo desenho.”

(     ) “Niemeyer recebeu dezenas de homenagens e prêmios.”

(     ) “[…] se vivesse mais tempo, continuaria nos espantando com seu talento e inventividade.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: