Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os ratinhos desobedientes. O que eles aprontaram, hein? Vamos conhecer a história desses ratinhos? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os ratinhos desobedientes – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os ratinhos desobedientes – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os ratinhos desobedientes – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Os ratinhos desobedientes
O ratinho e a ratinha eram dois irmãos que viviam com sua mãe numa toca, em uma fazenda. Ali estavam quentes e resguardados, a salvo das inclemências do tempo. Sua mamãe dava-lhes todo alimento de que necessitavam e não tinham nada com que se preocupar.
Quando a mãezinha mandava os dois irem dormir, eles obedeciam sempre contrariados. Numa bela noite, saíram à procura de seus amigos; as estrelas brilhavam no céu e era muito agradável estar ao ar livre!
Por mais voltas que dessem, não encontraram nenhum de seus amigos; esses, é claro, dormiam um soninho descansado.
Continuaram andando, andando, até perceberem que tinham se afastado muito de sua casa; não conheciam a paisagem que os rodeava. Sentiram medo porque o vento começou a uivar e a escuridão tornava-se ameaçadora.
Abraçaram-se um ao outro e, de repente, ouviram um ruído. Estremeceram espantados. Seria um gato? O tempo parecia ter parado e o responsável pelos ruídos aproximava-se pouco a pouco. Começaram a bater os dentes de medo, incapazes de fazer qualquer movimento. Sentiam que tinha chegado a sua última hora, já que certamente se tratava do seu mais aguerrido inimigo: o gato.
Mas, afinal, tudo acabou bem. A mãe saíra à procura deles e tinha sido ela quem havia feito o barulho. Os dois ratinhos voltaram para a casa muito contentes. Haviam passado um mau bocado e não voltariam a repetir a façanha. […]
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2000-10-08/os-ratinhos-desobedientes.htm>. (Com adaptações).
Questões
Questão 1 – O texto sobre os ratinhos desobedientes é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma crônica.
Questão 2 – Em “Ali estavam quentes e resguardados, a salvo das inclemências do tempo.”, o termo destacado refere-se a um lugar. Identifique esse lugar:
Questão 3 – Em “Sua mamãe dava-lhes todo alimento de que necessitavam e não tinham nada com que se preocupar.”, o fato sublinhado:
( ) explica o anterior.
( ) opõe-se ao anterior.
( ) soma-se ao anterior.
Questão 4 – Na passagem “Quando a mãezinha mandava os dois irem dormir, eles obedeciam sempre contrariados.”, o vocábulo grifado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 5 – De acordo com a história, o ratinho e a ratinha “não encontraram nenhum de seus amigos”. Por quê?
Questão 6 – O narrador revela, no quarto parágrafo, que os ratinhos “sentiram medo”, pois:
( ) “tinham se afastado muito de sua casa”.
( ) “não conheciam a paisagem que os rodeava”.
( ) “o vento começou a uivar e a escuridão tornava-se ameaçadora”.
Questão 7 – Releia:
“Abraçaram-se um ao outro e, de repente, ouviram um ruído. Estremeceram espantados. Seria um gato? O tempo parecia ter parado e o responsável pelos ruídos aproximava-se […]”
Esse fragmento é:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 8 – Pode-se afirmar que os ratinhos aprenderam uma lição sobre a desobediência. Assinale o segmento que comprova essa afirmação:
( ) “A mãe saíra à procura deles e tinha sido ela quem havia feito o barulho.”
( ) “Os dois ratinhos voltaram para a casa muito contentes.”
( ) “Haviam passado um mau bocado e não voltariam a repetir a façanha.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.