Início Série5º ano Interpretação de texto: Os protozoários – 5º ano

Interpretação de texto: Os protozoários – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os protozoários. São encontrados praticamente em todos os locais onde haja umidade. Vamos conhecer melhor esses seres? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Espionando: Os protozoários

    Os protozoários podem ser vistos, algumas vezes, a olho nu ou com um microscópio. Eles habitam as águas doces e salgadas; o solo e o interior de animais e plantas (são chamados então de parasitas). São encontrados praticamente em todos os locais onde haja umidade. Eles são os primeiros animais (proto = primeiros; zoa = animais).

    Esses organismos unicelulares exibem uma complexidade muito grande: suas células são, muitas vezes, mais versáteis que as células de organismos pluricelulares. Os protozoários se diversificaram em tipos de seres com formatos e comportamentos distintos. Eles podem obter energia diretamente do Sol e do CO2 (fazem fotossíntese) ou podem ser carnívoros. Em termos de locomoção, existem os móveis ou os que vivem fixos, como se fossem plantas.

    Vários protozoários são responsáveis por importantes doenças humanas, como os plasmódios, que causam a malária, os tripanosomatídeos, que causam a doença de Chagas e a doença do sono, as amebas, responsáveis pela amebíase, e as giárdias, que provocam giardíase, uma infecção intestinal.

    […]

Miguel de Oliveira.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/espionando-os-protozoarios/>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Eles habitam as águas doces e salgadas; o solo e o interior de animais e plantas […]”

Nessa passagem, o texto refere-se aos:

 

Questão 2 – No segmento “Eles são os primeiros animais (proto = primeiros; zoa = animais).”, os parênteses contêm:

(     ) uma correção.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 3 – Em “[…] suas células são, muitas vezes, mais versáteis que as células de organismos pluricelulares.”, a expressão destacada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – O trecho “Os protozoários se diversificaram em tipos de seres com formatos e comportamentos distintos.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – No fragmento “Eles podem obter energia diretamente do Sol e do CO2 (fazem fotossíntese) ou podem ser carnívoros.”, o termo sublinhado exprime:

(     ) opção.

(     ) adição.

(     ) oposição.

 

Questão 6 – Na parte “Em termos de locomoção, existem os móveis ou os que vivem fixos, como se fossem plantas.”, o vocábulo “como”:

(     ) aponta uma causa.

(     ) inicia uma comparação.

(     ) introduz uma exemplificação.

 

Questão 7 – Relacione, conforme as orientações:

Protozoários

(  1  ) amebas

(  2  ) giárdias

(  3  ) plasmódios

(  4  ) tripanosomatídeos

 

Doenças em que causam em humanos

(     ) malária

(     ) giardíase

(     ) amebíase

(     ) doença de Chagas e doença do sono

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário