Interpretação de texto: Os presentes do rei – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre os presentes do rei. Que presentes serão esses, hein? E para quem? Vamos descobrir? Então, leia com muita atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Os presentes do rei

    O coelhinho era um trabalhador pobre e honesto. Como todos os coelhos, era louco por cenouras. Um dia, teve uma ideia brilhante:

    — É muito simples, amigos. Vou deixar meu atual emprego e vou cultivar cenouras nas terras de minha avó.

    Dito e feito. Tudo saiu como ele havia planejado. As cenouras foram crescendo com toda normalidade. Uma, porém, começou a diferenciar-se das outras pela sua cor e pelas suas dimensões. Crescia três vezes mais rapidamente que as demais!

    Quando o coelhinho fez a colheita, decidiu oferecer essa enorme cenoura ao rei. Acreditava que o seu soberano saberia compreender o seu gesto.

    De fato, o rei de Campolândia sentiu-se muito agradecido ao receber como presente tão estupenda amostra da riqueza de sua terra. Conhecendo a pobreza e o bom caráter do coelhinho, ofereceu-lhe uma grande soma em dinheiro.

    O lobo, invejoso e preguiçoso, pensou em tirar proveito da bondade real.

    — Se ofereço dez ao rei, ele me devolverá cem! — pensou ele, muito ganancioso.

    Azar o dele. O rei adivinhou suas intenções! Ao receber as valiosas joias enviadas pelo lobo, ofereceu a ele a bela cenoura cultivada pelo coelhinho! Que merecida lição levou o avarento lobo!

 

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-31/os-presentes-do-rei.htm>.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “O coelhinho era um trabalhador pobre e honesto.”, o narrador:

(     ) dá uma explicação.

(     ) emite uma conclusão.

(     ) faz uma apresentação.

 

Questão 2 – Na passagem “Como todos os coelhos, era louco por cenouras.”, o segmento destacado expressa:

(     ) uma dedução.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 3 – Na parte “Uma, porém, começou a diferenciar-se das outras pela sua cor e pelas suas dimensões.”, o termo grifado refere-se à:

 

Questão 4 – Sublinhe a expressão que indica modo a seguir:

 

“As cenouras foram crescendo com toda normalidade.”

 

Questão 5 – O ponto de exclamação foi usado depois do segmento, “Crescia três vezes mais rapidamente que as demais!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) medo.

(     ) admiração.

 

Questão 6 – Releia:

 

“Quando o coelhinho fez a colheita, decidiu oferecer essa enorme cenoura ao rei.”

 

Por que o coelhinho decidiu fazer essa oferta ao rei?

 

Questão 7 – Em “— Se ofereço dez ao rei, ele me devolverá cem! — pensou ele, muito ganancioso.”, o travessão marca o início da fala:

(     ) do lobo.

(     ) do coelhinho.

(     ) de um dos amigos do coelhinho.

 

Questão 8 – Assinale o fragmento que contém um comentário do narrador:

(     ) “O rei adivinhou suas intenções!”

(     ) “[…] ofereceu a ele a bela cenoura cultivada pelo coelhinho!”

(     ) “Que merecida lição levou o avarento lobo!”

 

Questão 9 – A história lida tem a intenção de:

(     ) divulgar uma ideia.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: