Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre os presentes do rei. Que presentes serão esses, hein? E para quem? Vamos descobrir? Então, leia com muita atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os presentes do rei – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os presentes do rei – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os presentes do rei – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Os presentes do rei
O coelhinho era um trabalhador pobre e honesto. Como todos os coelhos, era louco por cenouras. Um dia, teve uma ideia brilhante:
— É muito simples, amigos. Vou deixar meu atual emprego e vou cultivar cenouras nas terras de minha avó.
Dito e feito. Tudo saiu como ele havia planejado. As cenouras foram crescendo com toda normalidade. Uma, porém, começou a diferenciar-se das outras pela sua cor e pelas suas dimensões. Crescia três vezes mais rapidamente que as demais!
Quando o coelhinho fez a colheita, decidiu oferecer essa enorme cenoura ao rei. Acreditava que o seu soberano saberia compreender o seu gesto.
De fato, o rei de Campolândia sentiu-se muito agradecido ao receber como presente tão estupenda amostra da riqueza de sua terra. Conhecendo a pobreza e o bom caráter do coelhinho, ofereceu-lhe uma grande soma em dinheiro.
O lobo, invejoso e preguiçoso, pensou em tirar proveito da bondade real.
— Se ofereço dez ao rei, ele me devolverá cem! — pensou ele, muito ganancioso.
Azar o dele. O rei adivinhou suas intenções! Ao receber as valiosas joias enviadas pelo lobo, ofereceu a ele a bela cenoura cultivada pelo coelhinho! Que merecida lição levou o avarento lobo!
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-31/os-presentes-do-rei.htm>.
Questões
Questão 1 – No trecho “O coelhinho era um trabalhador pobre e honesto.”, o narrador:
( ) dá uma explicação.
( ) emite uma conclusão.
( ) faz uma apresentação.
Questão 2 – Na passagem “Como todos os coelhos, era louco por cenouras.”, o segmento destacado expressa:
( ) uma dedução.
( ) uma comparação.
( ) uma exemplificação.
Questão 3 – Na parte “Uma, porém, começou a diferenciar-se das outras pela sua cor e pelas suas dimensões.”, o termo grifado refere-se à:
Questão 4 – Sublinhe a expressão que indica modo a seguir:
“As cenouras foram crescendo com toda normalidade.”
Questão 5 – O ponto de exclamação foi usado depois do segmento, “Crescia três vezes mais rapidamente que as demais!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:
( ) alívio.
( ) medo.
( ) admiração.
Questão 6 – Releia:
“Quando o coelhinho fez a colheita, decidiu oferecer essa enorme cenoura ao rei.”
Por que o coelhinho decidiu fazer essa oferta ao rei?
Questão 7 – Em “— Se ofereço dez ao rei, ele me devolverá cem! — pensou ele, muito ganancioso.”, o travessão marca o início da fala:
( ) do lobo.
( ) do coelhinho.
( ) de um dos amigos do coelhinho.
Questão 8 – Assinale o fragmento que contém um comentário do narrador:
( ) “O rei adivinhou suas intenções!”
( ) “[…] ofereceu a ele a bela cenoura cultivada pelo coelhinho!”
( ) “Que merecida lição levou o avarento lobo!”
Questão 9 – A história lida tem a intenção de:
( ) divulgar uma ideia.
( ) debater um assunto.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.