Atividade de interpretação de texto, indicada aos alunos do sétimo ano, sobre os músicos de Bremen. Segundo o texto, essa é a história de quatro bichos – no caso, um burro, um cachorro, um gato e um galo – que, abandonados por seus respectivos donos por estarem velhos e inúteis, resolvem unir forças em busca de uma grande aventura […]. Vamos saber mais a respeito do livro “Os músicos de Bremen”? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os músicos de Bremen – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os músicos de Bremen – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os músicos de Bremen – 7º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Os músicos de Bremen”
Algumas histórias perduram para sempre no imaginário coletivo. É o caso deste conto clássico assinado pelos irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm: “Os músicos de Bremen”. Nomes seminais da literatura infantil e infantojuvenil alemã no século XIX, os Grimm apresentam aqui, nesta edição especialmente ilustrada pelo experiente desenhista francês Michel Boucher, a história de quatro bichos – no caso, um burro, um cachorro, um gato e um galo – que, abandonados por seus respectivos donos por estarem velhos e inúteis, resolvem unir forças em busca de uma grande aventura: chegar à cidade de Bremen onde, eles acreditam, poderão se tornar músicos, graças aos seus incríveis talentos sonoros. Mas, durante um pernoite no meio do caminho, nosso quarteto animal descobre uma casa onde um belíssimo jantar está sendo desfrutado por uma trupe… de ladrões! Apesar do perigo iminente, nossos heróis vão dar um jeitinho para afugentar os larápios e tomar para si aquela refeição frugal e imperdível! Com “Os músicos de Bremen”, a Estação Liberdade inicia a publicação de uma série de breves fábulas clássicas voltadas para os universos infantil e infantojuvenil, com o intuito de apresentar aos jovens leitores da atualidade histórias que, com muito encanto, resistiram à passagem do tempo, configurando-se como vias iniciáticas no desenvolvimento da paixão por ler.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique o assunto do texto:
( ) a literatura infantojuvenil.
( ) o trabalho dos irmãos Grimm.
( ) o livro “Os músicos de Bremen”.
Questão 2 – Na passagem “Nomes seminais da literatura infantil e infantojuvenil alemã no século XIX, […]”, o texto refere-se a quem?
R:
Questão 3 – Segundo o texto, os quatro bichos da história “Os músicos de Bremen” foram “abandonados por seus respectivos donos”. Por quê?
R:
Questão 4 – No segmento “[…] poderão se tornar músicos, graças aos seus incríveis talentos sonoros.”, a expressão grifada introduz:
( ) um motivo.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 5 – Releia este fragmento do texto:
“Mas, durante um pernoite no meio do caminho, nosso quarteto animal descobre uma casa onde um belíssimo jantar está sendo desfrutado por uma trupe…”
Nesse fragmento, o autor do texto expõe:
( ) o início da história “Os músicos de Bremen”.
( ) a complicação da história “Os músicos de Bremen”.
( ) o desfecho da história “Os músicos de Bremen”.
Questão 6 – “Apesar do perigo iminente, nossos heróis vão dar um jeitinho para afugentar os larápios […]”. O que significa “perigo iminente”?
R:
Questão 7 – No trecho “[…] nossos heróis vão dar um jeitinho para afugentar os larápios […]”, a locução sublinhada equivale ao verbo:
( ) “deram”.
( ) “dão”.
( ) “darão”.
Questão 8 – Na frase “[…] e tomar para si aquela refeição frugal e imperdível!”, as palavras grifadas foram usadas para:
( ) explicar “aquela refeição”.
( ) caracterizar “aquela refeição”.
( ) complementar “aquela refeição”.
Questão 9 – Em “[…] apresentar aos jovens leitores da atualidade histórias que, com muito encanto, resistiram à passagem do tempo […]”, a parte destacada exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
4 comentários
Em Período de Isolamento Social estou compartilhando as atividades desse site no facebook da escola.Espero que não haja nenhum impedimento. Vocês foram a luz que me apareceu.Desde de já agradeço.
Olá, Cláudia!
Não há nenhum impedimento. Muito obrigada por compartilhar as atividades do Acessaber!
“Vocês foram a luz que me apareceu.” Suas palavras nos emocionam!
Agradecemos a presença!
Volte sempre!
Denyse
O TRABALHO QUE VOCÊS FAZEM AQUI É MARAVILHOSO!!!
SOU GRATA POR TER ACESSO A TANTO MATERIAL EXCELENTE.
Olá, Liliane!
Motivam-nos demasiadamente as suas palavras que tanto enaltecem o nosso trabalho!
Excelente é termos a sua presença aqui!
Fica o convite para que volte sempre!
Denyse