Interpretação de texto: Os morangos de Zume – 3º ano e 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do terceiro ano e quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto Os morangos de Zume.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

OS MORANGOS DE ZUME

        Era uma vez um macaco chamado Zume. Ele não gostava de comer banana, mas adorava morangos. Zume fazia várias receitas diferentes com a fruta: torta, bolo, salada de frutas, enfim, morango era o que Zume mais gostava de comer, e o macaco tinha até uma plantação de fruta em sua casa.

        Certo dia, quando Zume acordou e foi até a plantação colher morangos para comer com panquecas no café da manhã, ele percebeu que alguém havia passado por lá e pegado suas frutas.

        Zume bolou um plano para descobrir quem estava pegando seus morangos e o pôs em prática. Ele se escondeu e viu quando o castor entrou na plantação e colheu os morangos.

        – Por que você está pegando minhas frutas? – perguntou Zume.

        – Eu peço desculpas! Só queria fazer uma torta de morangos tão gostosa quanto a sua – confessou o castor.

        Zume explicou ao castor que ele não precisava pegar os morangos sem permissão, bastava pedir, que Zume daria para ele. O castor aprendeu a lição e os dois se tornaram grandes amigos.

180 histórias para se divertir.
Editora: Ciranda Cultural.

 

Questões

1)  Qual é o título do texto?

R:

 

2)  Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3)  Quais são os personagens da história?

R:

 

4)  Qual era a fruta preferida do macaco?

R:

 

5)  De que maneira Zume gostava de comer os morangos? Dê uma sugestão de que outro alimento pode ser preparado com morangos.

R:

 

6)  O que Zume percebeu ao ir colher morangos em sua plantação?

R:

 

7)  Quem estava pegando os morangos de Zume?

R:

 

8)  O que o castor queria fazer com os morangos?

R:

 

9)  O que Zume disse ao castor, sobre pegar os morangos?

R:

 

10)     Qual é a sua fruta preferida? Junto com seus colegas de sala crie um gráfico da preferência de frutas dos alunos.

R:

 

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: