Atividade de interpretação de texto e gramática, proposta a alunos do quinto ano, do texto “Os meninos da rua Safira”,
É possível fazer o download desta atividade em modelo do Word que pode ser editado, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Os meninos da rua Safira – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os meninos da rua Safira – 5º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os meninos da rua Safira – 5º ano – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Os meninos da rua Safira
Do lado de lá da cidade, no extremo Norte, existem ruas com nomes de pedras preciosas. Safira é uma delas. Nessa rua, vivem meninos de todas as raças, crenças e costumes.
São porém, amigos dos meninos da rua do Ouro que é paralela á Safira e também transversal que à rua Esmeralda.
Depois de irem à escola e cumprir todos os seus deveres, eles constantemente estão programando um futebol na quadra, que a prefeitura construiu; mas é uma verdadeira “pelada”.
Eles convidam seus amigos da rua do Ouro e da rua Esmeralda e aí, durante as brincadeiras eles chupam picolés, comem pipocas e docinhos que oferecem a seus colegas. É pois, um verdadeiro exemplo de harmonia, solidariedade e compreensão.
Ah! Outro dia, eles resolverem fazer a brincadeira do pau de sebo. Bem lá no alto, colocaram um belo prêmio, um videogame. Aquele que não escorregasse e alcançasse o prêmio seria privilegiado. Mas, que decepção! Nenhum conseguiu chegar até lá em cima. Então o que fizeram? Pensaram…pensaram… até que chegaram num consenso:
– Vamos fazer uma rifa deste videogame e com o dinheiro compraremos camisas para o nosso time e uma bola nova.
– Tudo bem.
Fizeram a rifa e venderam rapidinho.
Davi logo disse: eu quero a camisa dez. E como os outros não reivindicaram nada, ele ficou com a camisa mais importante do time.
Programaram então uma bela festa para a estreia das camisas e da bola nova. Convidaram a menina mais bonita da rua Turquesa para dar o chute inicial.
Compraram muitos salgados, docinhos e outras guloseimas. Ah! Não faltaram os refrigerantes.
Antes de começar o jogo, soltaram foguetes, que bum! Espocavam no ar e era uma alegria só.
Clêdes Pessoa
Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor?
R.:
3) Quantos parágrafos há no texto?
R.:
4) Quais são os personagens da história?
R.:
5) Como são as pessoas que moram na rua Safira? Como é o relacionamento dessas pessoas?
R.:
6) O texto cita algumas atividades que os amigos realizaram juntos, quais são elas?
R.:
7) Qual é a justificativa do texto para o nome das ruas?
R.:
8) Explique a seguinte frase do texto:
“É, pois, um verdadeiro exemplo de harmonia, solidariedade e compreensão”
R.
9) Faça uma ilustração das ruas desta cidade. Preste atenção você tem que se basear nas informações do texto e o mapa deve conter o nome das ruas.
11 comentários
Amo o site.Vcs são demais
Obrigada
otimo esse blog
Alguém me ajude ,aki nao possui respostas
Vdd nem no meu!!
Quero agradecer a generosidade de compartilharem estes textos ,que tanto nos auxiliam na lida pedagógica em sala de aula.
Obrigada,
Rosângela
oi td bem
texto bonito
oi sou vitória de 10 anos
Gostei muito desse texto,vou me aprofundar mas em interpretação de texto obrigado.
Muito obrigado!O site tem me auxiliado,pra que eu possa ajudar meu filho,na compreensão e interpretação de textos.