Atividade de interpretação, proposta aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, orienta os alunos do sétimo ano para o estudo do texto Onde está o menino?, escrito por Aryane Cararo. Os estudantes são chamados a identificar o gênero do texto, o objetivo, a linguagem empregada e a analisar outros elementos relativos à construção do texto em questão. Vamos praticar?
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Onde está o menino – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Onde está o menino – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Onde está o menino – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Onde está o menino?
Este livro não tem história. E, por isso mesmo, talvez tenha muitas. Zoo, do espanhol Jesús Gabán, aglomera animais a cada dupla de páginas. Há bichos com pelos, que parecem pelúcia. Estão lá os quatis e o urso panda, por exemplo. Há os que têm carapaça dura. Como tatu, o caranguejo e o chifre do rinoceronte. Tem também os de pernas longas, como o flamingo, a garça e o colhereiro. Cada grupo está em uma página.
Mas uma coisa não muda. Em todas as páginas, um menino observa tudo de longe. Às vezes, quase se esconde. E é bem divertido procurar onde ele está. Nessa brincadeira, as ilustrações em nanquim e aquarela de Jesús revelam muitas outras coisas. Sutilezas como os olhos chorões nas asas das borboletas. Os filhotes de pássaro no topo dos cactos. E a lesma no nariz da tartaruga, que quase parece um dinossauro. O livro que deixa para você contar a história que enxergar ali, surpreende pela beleza das ilustrações. Delicadas, com uma dose de surrealismo mágico e deliciosamente compostas. Vale ficar um tempão observando cada página.
Aryane Cararo. Disponível em: www.estadao.com.br.
Questões
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
R:
Questão 2 – O texto lido atende ao propósito de:
a) divulgar um zoológico.
b) divulgar o livro “Zoo”.
c) divulgar o trabalho do escritor Jesús Gabán.
d) divulgar diferentes espécies de animais.
Questão 3 – Leia com atenção as passagens a seguir e assinale aquela que explicita o objetivo identificado acima:
a) “Há bichos com pelos, que parecem pelúcia.”
b) “Estão lá os quatis e o urso panda, por exemplo.”
c) “[…] as ilustrações em nanquim e aquarela de Jesús revelam muitas outras coisas.”
d) “Vale ficar um tempão observando cada página.”
Questão 4 – Predomina no texto a linguagem:
a) formal
b) regional
c) literária
d) informal
Questão 5 – A autora do texto expõe a sua opinião sobre o livro “Zoo” em:
a) “Há bichos com pelos, que parecem pelúcia.”
b) “Em todas as páginas, um menino observa tudo de longe.”
c) “E a lesma no nariz da tartaruga, que quase parece um dinossauro.”
d) “[…] surpreende pela beleza das ilustrações.”
Questão 6 – “Mas uma coisa não muda”. A que coisa a autora se refere?
R:
Questão 7 – Na passagem “E, por isso mesmo, talvez tenha muitas.”, o pronome “muitas” tem como referente o substantivo:
a) histórias
b) páginas
c) ilustrações
d) sutilezas
Questão 8 – Na parte “E é bem divertido procurar onde ele está.”, o pronome “ele” retoma:
a) o urso panda
b) o caranguejo
c) o chifre do rinoceronte
d) o menino
Questão 9 – Na frase “Delicadas, com uma dose de surrealismo mágico e deliciosamente compostas.”, o adjetivo em destaque caracteriza:
R:
Questão 10 – Na passagem “E é bem divertido procurar onde ele está.”, o termo “bem”:
a) complementa o sentido do adjetivo “divertido”.
b) intensifica o sentido do adjetivo “divertido”.
c) explica o sentido do adjetivo “divertido”.
d) retoma o sentido do adjetivo “divertido”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.