Início Série5º ano Interpretação de texto: Onça-preta – 5º ano

Interpretação de texto: Onça-preta – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma onça-preta. Ela foi registrada pela primeira vez na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF05LP04, EF05LP07, EF05LP15.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Onça-preta aparece pela primeira vez em reserva no Cerrado

Descoberta é indício de conservação da biodiversidade da região.

    Uma onça-preta foi registrada pela primeira vez na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás. As imagens inéditas foram obtidas em março, abril e maio deste ano, por meio de armadilhas fotográficas.

    Chamada de onça-pintada melânica, a onça-preta tem os pelos mais escuros por causa de uma mutação genética que ocorre em apenas 10% da espécie. A descoberta é um indicador positivo para a preservação do animal, classificado como “vulnerável” pela Portaria 148/2022 do Ministério do Meio Ambiente.

    “O melanismo é uma mutação genética que aumenta a produção de melanina — que faz com que o pelo do animal tenha coloração escura —, mas sabemos que, para que nasça uma onça melânica, é necessário que pelo menos um dos pais também apresente essa característica”, explica o biólogo Roberto Fusco, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

    O especialista reforça que a presença dessas onças é indício de conservação da área e do entorno.

    “Por ser uma espécie guarda-chuva, que necessita de grandes territórios para sobreviver na natureza, proteger a onça-pintada gera efeitos positivos para muitas outras espécies e, consequentemente, para todo o ecossistema”, diz Fusco.

    A bióloga Mariana Vasquez, gerente da Reserva Natural Serra do Tombador, diz que os registros contribuem para aumentar o engajamento da comunidade local na conservação da natureza.

    “Sem dúvida, esses registros de animais raros chamam muito a atenção de quem vive e trabalha no entorno da reserva, reforçando a mensagem de que todos devemos nos empenhar para manter as áreas naturais bem conservadas”, diz Vasquez.

“Agência Brasil”. Rafael Cardoso. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-07/onca-preta-aparece-pela-primeira-vez-em-reserva-no-cerrado>. Publicado em: 11 de julho de 2025. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima noticia um fato. Qual fato?

 

 

Questão 2 – O trecho “As imagens inéditas foram obtidas em março, abril e maio deste ano, por meio de armadilhas fotográficas.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a onça-preta é uma onça-pintada com pelos mais escuros. O que causa essa mudança na coloração?

 

 

Questão 4 – De acordo com o biólogo Roberto Fusco, citado no texto, “a presença dessas onças é indício de conservação da área e do entorno”. O que quer dizer “indício”?

 

 

Questão 5 – Em “Por ser uma espécie guarda-chuva, […] proteger a onça-pintada gera efeitos positivos […]”, o termo grifado estabelece a relação de:

(     ) causa.

(     ) tempo.

(     ) finalidade.

 

Questão 6 – No segmento “[…] todos devemos nos empenhar para manter as áreas naturais bem conservadas”, a bióloga Mariana Vasquez tem a intenção de:

(     ) criticar.

(     ) advertir.

(     ) conscientizar.

 

Questão 7 – O texto apresenta:

(     ) citações diretas.

(     ) citações indiretas.

(     ) citações diretas e citações indiretas.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário