Início Série5º ano Interpretação de texto: Onça-pintada – 5º ano

Interpretação de texto: Onça-pintada – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a onça-pintada. O nome popular da espécie faz referência à sua principal característica física: a pelagem amarelada e cheia de manchas pretas, chamadas de rosetas. Vamos conhecer melhor a onça-pintada? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

As rainhas da floresta

    Onça-… pintada! O nome popular da espécie faz referência à sua principal característica física: a pelagem amarelada e cheia de manchas pretas, chamadas de rosetas. Elas são únicas em cada onça, assim como nossa impressão digital é específica para cada pessoa. Na parte inferior do peito, na barriga, no interior das pernas, no pescoço, no focinho e ao redor dos olhos, a pelagem é branca.

    O tamanho das onças-pintadas, medindo-se da ponta do nariz até a base do rabo, vai de 1,12 metro a 1,85 metro. Sua altura varia entre 45 e 75 centímetros e seu peso, entre 36 e 158 quilos. A cauda do animal é relativamente longa, podendo atingir 75 centímetros de comprimento.

    Versátil, o felino é capaz de viver em ambientes bastante diferentes, como a árida Caatinga e as úmidas várzeas amazônicas, onde as florestas ficam inundadas durante vários meses por ano. Nessas regiões, a onça-pintada habita áreas de vegetação densa e está sempre perto da água, onde encontra seu alimento com maior facilidade.

Emiliano Esterci Ramalho.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 251.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
(Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem do texto:

“O nome popular da espécie faz referência à sua principal característica física: a pelagem amarelada e cheia de manchas pretas, chamadas de rosetas.”

 A que espécie o texto se refere?

 

Questão 2 – Na frase “Elas são únicas em cada onça, assim como nossa impressão digital é específica para cada pessoa.”, a expressão grifada introduz:

(     ) um exemplo.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 3 – Em “Na parte inferior do peito, na barriga, no interior das pernas, no pescoço, no focinho e ao redor dos olhos […]”, as vírgulas assinalam:

(     ) uma intercalação.

(     ) um deslocamento.

(     ) uma enumeração.

 

Questão 4 – No segmento “Sua altura varia entre 45 e 75 centímetros e seu peso, entre 36 e 158 quilos.”, o autor do texto:

(     ) faz uma descrição.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) narra uma situação.

 

Questão 5 – No trecho “[…] podendo atingir 75 centímetros de comprimento.”, o autor refere-se:

(     ) à altura da onça-pintada.

   ) à cauda da onça-pintada.

(     ) ao tamanho da onça-pintada, medindo-se da ponta do nariz até a base do rabo.

 

Questão 6 – Observe este período do texto:

“Versátil, o felino é capaz de viver em ambientes bastante diferentes, como a árida Caatinga e as úmidas várzeas amazônicas, onde as florestas ficam inundadas durante vários meses por ano.”

O termo “onde” retoma:

(     ) “ambientes bastante diferentes”.

(     ) “a árida Caatinga”.

(     ) “as úmidas várzeas amazônicas”.

 

Questão 7 – Na parte “[…] a onça-pintada habita áreas de vegetação densa e está sempre perto da água, onde encontra seu alimento com maior facilidade.”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) fatos que se opõem.

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

 

Questão 8 – O texto sobre a onça-pintada foi construído com uma linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário