Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre óculos de sol biodegradáveis. Eles não possuem plástico em sua estrutura e se decompõem naturalmente no ambiente! Demais, não? Vamos saber mais a respeito desses óculos? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Óculos de sol biodegradáveis – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Óculos de sol biodegradáveis – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Óculos de sol biodegradáveis – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Óculos de sol biodegradáveis são feitos de café
Eles não possuem plástico em sua estrutura e se decompõem naturalmente no ambiente.
Não adianta tapar o sol com a peneira quando se trata de questões ambientais. Mas é possível, sim, proteger os olhos da luz natural e ao mesmo tempo ser ecológico. Para tanto, já existem óculos de sol biodegradáveis feitos com café e linho.
A grande diferença desses óculos está mesmo no material que os compõe. Outros tipos de óculos de sol biodegradáveis costumam usar bambu para fazer os aros.
A marca “Ochis Coffee”, no entanto, combina café moído, serragem de linho e uma cola natural à base de óleo de soja na constituição de um biopolímero para fazer seus modelos.
Flexíveis, as hastes dos óculos de sol biodegradáveis se adaptam a diferentes formatos de rosto. Isso porque suas pontas podem ser dobradas para um melhor encaixe nas orelhas.
Além disso, eles são perfumados: têm cheiro de café. Também podem ser usados com lentes de grau, além das UV coloridas originais.
O preço desses óculos é de US$ 69 (R$ 254). Eles são fabricados na Rússia.
Disponível em: <https://catracalivre.com.br/as-melhores-solucoes-sustentaveis/oculos-de-sol-biodegradaveis/>. Atualizado em: 13 de maio de 2025. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Eles não possuem plástico em sua estrutura e se decompõem naturalmente no ambiente.”
O texto refere-se aos:
Questão 2 – Em “Para tanto, já existem óculos de sol biodegradáveis feitos com café e linho.”, o termo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 3 – Na passagem “A grande diferença desses óculos está mesmo no material que os compõe.”, o texto:
( ) faz um apelo.
( ) dá um exemplo.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 4 – Na frase “Outros tipos de óculos de sol biodegradáveis costumam usar bambu para fazer os aros.”, a expressão verbal revela:
( ) um fato raro.
( ) um fato comum.
( ) um fato ocasional.
Questão 5 – Observe:
“A marca ‘Ochis Coffee’, no entanto, combina café moído, serragem de linho e uma cola natural à base de óleo de soja na constituição de um biopolímero para fazer seus modelos.”
O vocábulo destacado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 6 – Segundo o texto, “as hastes dos óculos de sol biodegradáveis se adaptam a diferentes formatos de rosto”. Informe o motivo:
Questão 7 – O segmento “[…] eles são perfumados: têm cheiro de café.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 8 – Identifique o trecho que apresenta um ponto de vista:
( ) “Não adianta tapar o sol com a peneira quando se trata de questões ambientais.”
( ) “[…] é possível, sim, proteger os olhos da luz natural e ao mesmo tempo ser ecológico.”
( ) “Também podem ser usados com lentes de grau, além das UV coloridas originais.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






