Interpretação de texto: O ursinho desavergonhado – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o ursinho desavergonhado. Nunca se esforçava para nada, mas a verdade é que vivia com muita facilidade. Vamos conhecer a história desse ursinho? Então, leia o texto com muita atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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O ursinho desavergonhado

    O ursinho sempre se gabava de sua inteligência e senso de oportunidade. Nunca se esforçava para nada, mas a verdade é que vivia com muita facilidade. Tudo parecia cair do céu em suas mãos. Malicioso e sem vergonha, divertia-se fazendo inveja a seus amigos e vizinhos.

    — Quando vejo vocês suando para se alimentarem e se vestirem, tenho vontade de rir. Não posso evitar! Como é simples viver! Você precisa comer? Então, estique a sua pata e pegue a coisa mais apetitosa que encontrar. E assim deve ser com tudo.

    Sempre à procura de novas facilidades, o ursinho descobriu, com sua boa sorte, uma bela colmeia repleta de mel. Centenas de lindas abelhas trabalhavam incansavelmente para fabricar esse manjar. Mas o ursinho nem pensou nisso. Sem nenhum peso na consciência, muito feliz consigo mesmo por ser tão esperto, aproveitava cada descuido das abelhas para se banquetear.

    — Ah! Ah! Ah! Que idiotas são estas abelhas! Fartam-se de trabalhar para depois deixarem que seu mel seja roubado! Hum! Como está delicioso! — exclamava o glutão entre uma lambida e outra.

    As abelhas, admiradas a princípio, vendo o mel desaparecer como que por encanto, decidiram vigiar a colmeia. Não tardaram a descobrir o travesso ursinho, dando o golpe de costume. Então, elas combinaram de lhe dar uma lição. Na manhã seguinte, escondidas, esperaram pela chegada do ursinho.

    Pensando que a colmeia estava novamente deserta, o ursinho atirou-se sobre ela, pronto para colher o saboroso mel. De repente, todas as abelhas se atiraram sobre ele ao mesmo tempo, furiosas. Deram-lhe tantas ferroadas que ele, cheio de calombos e inchado, saiu aos berros correndo pelo bosque.

    A lição deu bons resultados. O ursinho nunca mais voltou a apoderar-se dos bens alheios.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2001-11-08/o-ursinho-desavergonhado.htm>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Em “Nunca se esforçava para nada, mas a verdade é que vivia com muita facilidade.”, o narrador refere-se:

 

 

Questão 3 – Na parte “Sempre à procura de novas facilidades, o ursinho descobriu, com sua boa sorte, uma bela colmeia repleta de mel.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Releia:

“Centenas de lindas abelhas trabalhavam incansavelmente para fabricar esse manjar.”

O fato destacado expressa:

(     ) a condição do trabalho incansável das centenas de abelhas.

(     ) a finalidade do trabalho incansável das centenas de abelhas.

(     ) a consequência do trabalho incansável das centenas de abelhas.

 

Questão 5 – No trecho “[…] exclamava o glutão entre uma lambida e outra.”, o narrador chama o ursinho de glutão. O que significa “glutão”?

(     ) “guloso”.

(     ) “folgado”.

(     ) “esperto”.

 

Questão 6 – O segmento “De repente, todas as abelhas se atiraram sobre ele ao mesmo tempo, furiosas.” é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 7 – De acordo com a história, a lição dada pelas abelhas “deu bons resultados”. Isso porque o ursinho:

(     ) “saiu aos berros correndo pelo bosque”.

(     ) “nunca mais voltou a apoderar-se dos bens alheios”.

(     ) “atirou-se sobre a colmeia, pronto para colher o saboroso mel”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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