Início Série9º ano Interpretação de texto: O tubarão-branco – 9º ano

Interpretação de texto: O tubarão-branco – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre o tubarão-branco. Esse animal, que é do tamanho de um micro-ônibus, tem muitos aspectos interessantes, mas pouco divulgados. Vamos conhecer melhor esse tubarão? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O tubarão-branco

    Esse animal, que é do tamanho de um micro-ônibus, tem muitos aspectos interessantes, mas pouco divulgados. Seu corpo tem o formato de um torpedo, sua coloração é acinzentada nas costas e branca na barriga.

    A cauda parece uma meia-lua e o focinho é bem pontudo, para ajudar a cortar a água com mais velocidade. Aliás, o tubarão-branco – que, em geral, é visto sozinho, mas de vez em quando forma grupos – é um exímio nadador. Apesar de forte e pesado, consegue ser muito ágil.

    Em alguns locais, por exemplo, salta fora d’água para pegar de surpresa leões-marinhos, lobos-marinhos e focas. Consegue mergulhar até 1.280 metros de profundidade e não costuma morar no mesmo lugar o tempo todo: faz longas viagens.

    Para você ter uma ideia, os cientistas acompanharam uma fêmea que nadou entre a África do Sul e a Austrália, percorrendo mais de 20 mil quilômetros!

    E, embora possa parecer mentira, o tubarão-branco é um bicho tímido, que se afasta quando encontra mergulhadores.

    Apesar de esse peixe ser muito avistado e fotografado, os cientistas sabem pouco a seu respeito. Ainda se desconhece, por exemplo, quanto tempo o tubarão-branco vive, com que idade já pode se reproduzir, quanto tempo dura a sua gestação e quantos filhotes nascem de cada vez.

    Já foram encontradas, porém, fêmeas carregando entre dois e 14 filhotes no útero e se supõe que a gestação deva durar mais ou menos um ano. Os filhotes nascem grandes, medindo pouco mais de um metro e pesando cerca de 20 quilos. Além disso, são bem independentes, já que as mães não cuidam deles após o nascimento.

Otto Bismarck Gadig.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_183.pdf>.
(Fragmento com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Em “Seu corpo tem o formato de um torpedo, sua coloração é acinzentada nas costas e branca na barriga.”, o texto refere-se ao:

(     ) leão-marinho.

(     ) lobo-marinho.

(     ) tubarão-branco.

 

Questão 2 – Na passagem “A cauda parece uma meia-lua […]”, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 3 – No trecho “[…] o focinho é bem pontudo, para ajudar a cortar a água com mais velocidade.”, a expressão destacada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Segundo o texto, o tubarão-branco “é um exímio nadador”. Em outras palavras, ele:

(     ) é um nadador valente.

(     ) é um nadador tranquilo.

(     ) é um nadador excelente.

 

Questão 5 – Na frase “Consegue mergulhar até 1.280 metros de profundidade e não costuma morar no mesmo lugar o tempo todo: faz longas viagens.”, o termo grifado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – O autor do texto conversa diretamente com o leitor no segmento:

(     ) “Para você ter uma ideia, os cientistas acompanharam uma fêmea […]”

(     ) “[…] os cientistas sabem pouco a seu respeito.”

(     ) “Já foram encontradas, porém, fêmeas carregando entre dois e 14 filhotes no útero […]”

 

Questão 7 – Na parte “Os filhotes nascem grandes, medindo pouco mais de um metro e pesando cerca de 20 quilos.”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “Esse animal […] tem muitos aspectos interessantes […]”

(     ) “[…] o tubarão-branco é um bicho tímido […]”

(     ) “Além disso, são bem independentes […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário