Interpretação de texto: O tchibum da cuíca – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o tchibum da cuíca.  Ela é capaz de fazer manobras para todos os lados e explorar o ambiente submerso. Muito curioso, não? Vamos entender melhor? Então, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O tchibum da cuíca

    A cuíca-d’água – assim como os gambás, os cangurus e os coalas – é um marsupial. Isso significa que as fêmeas têm uma pequena bolsa na região da barriga, onde carregam seus filhotes. Essa bolsa na região se chama marsúpio e é dentro dela que os marsupiais recém-nascidos mamam e vivem até completar seu desenvolvimento.

    Agora, me diz: como é que a cuíca-d’água mergulha carregando seus filhotes dentro de uma bolsa na barriga, sem afogá-los? Ah! Esse animal é mesmo muito interessante! Para começar, é a única espécie semiaquática de marsupial que se conhece e ser assim inclui, digamos, um equipamento de mergulho natural…

    A cuíca-d’água, imagine você, tem pelos impermeáveis. É! Ela não fica encharcada quando entra na água. Isso faz com que o peso do seu corpo não aumente, o que facilita a sua flutuação. Por causa dessa roupa de mergulho natural, a cuíca é capaz de fazer manobras para todos os lados e explorar o ambiente submerso. O tal equipamento se completa com as patas adaptadas à natação: elas apresentam uma membrana entre os dedos semelhante às dos patos. Com isso, a cuíca consegue empurrar muita água para trás, impulsionando seu corpo para frente.

    Essa exímia nadadora pode ser vista no Brasil em quase todos os biomas: em parte da Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal, sempre próximo, claro, de ambientes alagados. É na água doce, em rios e córregos, que a cuíca-d’água busca alimento. No cardápio, estão caranguejos, camarões, pequenos peixes, anfíbios, insetos aquáticos, caramujos e alguma vegetação aquática.

    Para capturar suas presas, a cuíca nada apenas com as patas traseiras. As patas anteriores ela mantém estendidas para pegar o que passar pela frente.

    Para se reproduzir e se alimentar, as cuícas-d’água saem sozinhas à noite. Quando se sentem ameaçadas por predadores, elas se escondem na água.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 227.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

 Questão 1 – Em “Isso significa que as fêmeas têm uma pequena bolsa na região da barriga, onde carregam seus filhotes.”, o termo destacado retoma uma informação. Qual informação?

 

Questão 2 – O trecho “A cuíca-d’água […] tem pelos impermeáveis.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Segundo o texto, “[…] a cuíca consegue empurrar muita água para trás, impulsionando seu corpo para frente.” Por quê?

 

 Questão 4 – Na passagem “Essa exímia nadadora pode ser vista no Brasil em quase todos os biomas […]”, o vocábulo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “corajosa”.

(     ) “excelente”.

(     ) “persistente”.

 

Questão 5 – Observe:

Para capturar suas presas, a cuíca nada apenas com as patas traseiras.”

O fato grifado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 6 – No segmento “Para se reproduzir e se alimentar, as cuícas-d’água saem sozinhas à noite.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:

(     ) “Esse animal é mesmo muito interessante!”

(     ) “[…] a cuíca é capaz de fazer manobras para todos os lados […]”

(     ) “É na água doce, em rios e córregos, que a cuíca-d’água busca alimento.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: