Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o tatu-bola. Segundo o texto, ele se enrosca, assumindo a forma de uma bola quase perfeita! Vamos conhecer melhor esse tatu? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O tatu-bola – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O tatu-bola – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O tatu-bola – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O tatu-bola
É fácil reconhecer um tatu pela dura carapaça que esse animal tem na região das costas. O tatu-bola, como os demais tatus, apresenta a carapaça protetora, mas tem outra defesa bem original: ele se enrosca, assumindo a forma de uma bola quase perfeita!
Também chamado tatu-bola-da-caatinga, esse animal só ocorre no Brasil e está, atualmente, ameaçado de extinção. Diferentemente de outros tatus, suas garras bem desenvolvidas não são adaptadas para cavar o solo e fazer tocas. Para se defender, ele se esconde na toca dos outros tatus ou faz o que acabamos de descobrir – dobra o seu corpo a ponto de se tornar uma esfera muito resistente pelas placas ósseas da sua carapaça.
O tatu-bola tem outros aspectos curiosos: ele caminha sobre as pontas de suas garras. Além desse jeito de bailarino, anda quase trotando, padrão típico dos animais que se locomovem com velocidades moderadas. A fêmea do tatu-bola tem de um a dois filhotes por ninhada. A dieta dessa espécie inclui algumas plantas e insetos, especialmente formigas e cupins.
Nos últimos trinta anos, avistar esse morador do interior do Brasil é algo cada vez mais raro. Embora consiga driblar seus predadores naturais com sua capacidade de se enroscar, o tatu-bola é presa fácil para os caçadores da região, que o capturam para comer a sua carne.
Para agravar ainda mais a situação, a Caatinga, habitat desse tatu, é um bioma muito ameaçado pela extração da madeira, seja para uso como carvão, seja para abrir espaço para a agricultura, uma vez que o solo, embora seco, é muito nutritivo.
Rafael Alencar Bandeira e Silva, Mariana Fiuza de Castro Loguercio e Oscar Rocha Barbosa. (Com adaptações).
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 257. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Observe:
“O tatu-bola, como os demais tatus, apresenta a carapaça protetora […]”
A passagem destacada é:
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
( ) uma exemplificação.
Questão 2 – O ponto de exclamação foi usado depois do trecho, “[…] ele se enrosca, assumindo a forma de uma bola quase perfeita!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 3 – No segmento “[…] esse animal só ocorre no Brasil e está, atualmente, ameaçado de extinção.”, a expressão sublinhada:
( ) retoma o tatu-bola.
( ) apresenta o tatu-bola.
( ) caracteriza o tatu-bola.
Questão 4 – Na parte “Para se defender, ele se esconde na toca dos outros tatus ou faz o que acabamos de descobrir – dobra o seu corpo […]”, o vocábulo “Para” indica:
( ) direção.
( ) destino.
( ) finalidade.
Questão 5 – Assinale o fragmento em que o adjetivo grifado indica uma opinião sobre um fato:
( ) “É fácil reconhecer um tatu pela dura carapaça que esse animal tem na região das costas.”
( ) “O tatu-bola tem outros aspectos curiosos: ele caminha sobre as pontas de suas garras.”
( ) “[…] padrão típico dos animais que se locomovem com velocidades moderadas.”
Questão 6 – Em “A dieta dessa espécie inclui algumas plantas e insetos, especialmente formigas e cupins.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
( ) “principalmente”.
( ) “especificamente”.
( ) “ocasionalmente”.
Questão 7 – Releia:
“Nos últimos trinta anos, avistar esse morador do interior do Brasil é algo cada vez mais raro.”
Identifique os fatores que, segundo o texto, ameaçam a vida do tatu-bola:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.