Início Série7º ano Interpretação de texto: O sol, a nuvem e a folha de papel – 7º ano

Interpretação de texto: O sol, a nuvem e a folha de papel – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a interdependência entre o sol, a nuvem e a folha de papel. Vamos entender a relação entre esses elementos? Para isso, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                 DATA:

PROF:                                                                       TURMA:

NOME:

Leia:

A interdependência entre o sol, a nuvem e a folha de papel

    O mestre Zen vietnamita Thich Nhat Hanh chama essa relação de “inter-ser”. Ele diz que não é preciso ser um poeta para enxergar em uma simples folha de papel a existência do sol, das nuvens, da terra, de um lenhador e de um agricultor. Isso porque sem a luz e o calor do sol, sem as nuvens que carregam a água das chuvas, e sem a terra com seus nutrientes, a árvore, que é a matéria-prima utilizada para fazer a folha de papel, não teria crescido.

    Se um agricultor não tivesse plantado o trigo, não haveria farinha para fazer o pão que alimentou o lenhador e lhe deu força e energia para cortar aquela árvore. E nós poderíamos até acrescentar que sem o motorista que levou o tronco até a fábrica de papel, e o operário que nela trabalhou, a árvore não teria se transformado na folha branca do nosso caderno. Ou seja, não teríamos onde escrever ou desenhar se para isso não tivessem contribuído o sol, a nuvem, a terra, a árvore, o agricultor, o padeiro, o lenhador, o motorista, o operário da fábrica de papel e o vendedor da papelaria que nos vendeu o caderno.

    Viu quantos seres trabalharam para que uma simples folha de papel pudesse existir e chegar até você?  Portanto, a verdadeira natureza dessa folha não é composta apenas de celulose (a substância branca retirada da árvore para fazer o papel), mas de todos esses elementos que contribuíram para que ela existisse. Foi isso que o monge budista quis dizer quando falou que nós inter-somos.

Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/explore/meio-ambiente>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “O mestre Zen vietnamita Thich Nhat Hanh chama essa relação de ‘inter-ser’.”, a que relação o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Em “[…] a árvore, que é a matéria-prima utilizada para fazer a folha de papel, não teria crescido.”, as vírgulas assinalam:

(     ) a omissão de uma informação.

(     ) a intercalação de uma informação.

(     ) o deslocamento de uma informação.

 

Questão 3 – Na frase “[…] sem a luz e o calor do sol […]”, a preposição grifada exprime:

(     ) falta.

(     ) meio.

(     ) finalidade.

 

Questão 4 – Na parte “Se um agricultor não tivesse plantado o trigo, não haveria farinha para fazer o pão […]”, o autor do texto:

(     ) dá uma sugestão.

(     ) indica uma condição.

(     ) expõe uma suposição.

 

Questão 5 – Na oração “[…] o operário que nela trabalhou […]”, o termo “nela” refere-se:

(     ) à fábrica de papel.

(     ) à arvore.

(     ) à folha branca do nosso caderno.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] não teríamos onde escrever ou desenhar […]”, o vocábulo sublinhado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – No segmento “[…] celulose (a substância branca retirada da árvore para fazer o papel) […]”, o trecho nos parênteses:

(     ) explica o termo “celulose”.

(     ) caracteriza o termo “celulose”.

(     ) complementa o termo “celulose”.

 

Questão 8 – Releia este fragmento do texto:

“Viu quantos seres trabalharam para que uma simples folha de papel pudesse existir e chegar até você? Portanto, a verdadeira natureza dessa folha não é composta apenas de celulose […]”

Nesse fragmento do texto, a palavra destacada introduz um fato:

(     ) que conclui o anterior.

(     ) que se soma ao anterior.

(     ) que se contrasta com o anterior.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

5 comentários

Maria da Penha O. de Freitas 26 de maio - 10:11

Gosto muito das atividades. São de fácil entendimento e aborda vários conhecimentos numa mesma atividade.

Responder
Denyse Lage Fonseca 1 de junho - 20:04

Olá, Maria da Penha!

Ficamos muito contentes com as suas valiosas palavras sobre esta atividade de interpretação!

Agradecemos a presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Dalgiza Rufino 12 de junho - 7:03

Sou mãe e estou amando esse site. Essas atividades do Acessaber tem me salvado em tempos de pandemia. rsrsrs.

Responder
elliscreistinaaa 15 de junho - 10:13

gostei , mas queria que tivesse as respostas depois , por que fica difícil de baixar as respostas então melhora aiiiiiiiii acessaberrrrrrrrrrrrr quero melhoras, quero melhorasssssss

Responder
acessaber 6 de setembro - 14:20

Olá Ellis Creistina!

As respostas já estão no post, logo acima do cabeçalho.

Fizemos este vídeo para tirar suas dúvidas de onde estão as respostas.

VÍDEO: BAIXAR RESPOSTAS
Equipe Acessaber>

Responder

Deixe um Comentário