Atividade de interpretação de texto proposta para alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado foi: O rato e a lua.
Esta interpretação de portuguêsestá disponível para download em modelo do Word que pode ser editado, em PDF pronto para impressão ou a atividade respondida. Tudo para facilitar a vida tão corrida do professor, ou de nossos queridos alunos.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O rato e a lua – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O rato e a lua – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O rato e a lua – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O RATO E A LUA
O RATINHO DUDA OLHOU PARA O CÉU NUMA NOITE DE LUA CHEIA. FICOU ADMIRADO E DISSE:
– NOSSA, QUE QUEIJO GRANDE! QUERO COMÊ-LO.
SEU AMIGO, O RATO JULIÃO, FALOU:
– NÃO É UM QUEIJO, É A LUA.
O RATINHO CONTINUOU:
– AQUILO É UM QUEIJO E VOU COMÊ-LO.
E LÁ SE FOI ELE, SUBINDO NUMA ÁRVORE ALTA, DANDO PULINHOS PARA ALCANÇAR A LUA. QUANDO VIU QUE NÃO CONSEGUIRIA ALCANÇÁ-LA, CHORAMINGOU:
– PUXA, EU QUERIA TANTO COMER O QUEIJO DO CÉU.
ENTÃO, O RATO JULIÃO TEVE UMA IDEIA. ARRANJOU UM QUEIJO GRANDE E O AMARROU NO TELHADO. ESPEROU QUE A LUA FICASSE ENCOBERTA PELAS NUVENS E CHAMOU DUDA.
– VENHA COMER O QUEIJO DO CÉU!
O RATINHO CORREU PARA DEVORÁ-LO.
NOITES DEPOIS, VENDO A LUA MINGUANTE NO CÉU, DUDA COMENTOU TODO ORGULHOSO:
– COMI O QUEIJO DO CE E SÓ DEIXEI A CASCA!
ALBA CAPPELLI, DORA DIAS. SÃO PAULO: EDITORA FTD. 2006, 16P.
COMPREENSÃO DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
2) QUANTOS E QUAIS SÃO OS PERSONAGENS?
R.:
3) QUAL É O TEMA DO TEMA PRINCIPAL DO TEXTO?
R.:
4) O QUE ACONTECEU QUANDO DUDA OLHOU PARA O CÉU?
R.:
5) O QUE JULIÃO FEZ PARA AJUDAR DUDA? O QUE VOCÊ ACHA DESTA ATITUDE?
R.:
6) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA:
Por ACESSABER