Interpretação de texto: O ratinho que queria voar – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre um ratinho que queria voar. O ratinho tinha descoberto que os pássaros possuíam a faculdade de voar e desejava poder imitá-los. Será que ele conseguiu voar? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

O ratinho que queria voar

    O ratinho tinha descoberto que os pássaros possuíam a faculdade de voar e desejava poder imitá-los. Que fantástico seria poder voar bem alto, de uma forma tão rápida e suave, e ver o mundo a seus pés! Passava as horas a contemplar o esvoaçar dos passarinhos, cada vez mais obcecado com o sonho que sua mente tinha criado.

    Assim, cheio de entusiasmo, começou a colecionar penas soltas, que encontrava espalhadas sobre a erva do campo. Rapidamente juntou uma quantidade suficiente delas para dar um novo passo em seus planos. Com essas penas, construiu duas pequenas asas, subiu ao ramo mais alto de uma árvore e, abrindo suas asas, lançou-se no ar, disposto a voar.

    Vejam só o que aconteceu. Nosso ratinho caiu de focinho no chão. Que queda espetacular! Quando recuperou os sentidos, verificou que tinha partido duas patas e numerosos dentes. Foi milagre não ter morrido.

    Durante sua longa convalescença, o ratinho pensou no que lhe acontecera e compreendeu que tinha feito mal ao tentar voar como os pássaros. Agora, que não podia utilizar suas patas porque estavam engessadas, teve saudades do prazer de correr, saltar, andar, brincar e poder aproximar-se de um belo queijo para trincar, ou apanhar pinhões, ou… tantas outras coisas!

    Com o tempo, o ratinho curou-se e pôde voltar a correr. Estava contente com as patinhas que a Natureza lhe tinha dado. Os pássaros que ficassem com o céu, pois ele já tinha muito com que viver sobre a terra! A partir dessa experiência, o ratinho foi muito mais feliz.

Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-12-31/o-ratinho-que-queria-voar.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – A história acontece porque:

(     ) o ratinho desejava voar como os pássaros.

(     ) o ratinho aprendeu a valorizar o que a Natureza lhe deu.

(     ) o ratinho caiu no chão, após tentar voar com as asas que criou.

 

Questão 3 – O narrador expõe uma opinião sobre um fato no trecho:

(     ) “Que queda espetacular!”

(     ) “Com o tempo, o ratinho curou-se e pôde voltar a correr.”

(     ) “A partir dessa experiência, o ratinho foi muito mais feliz.”

 

Questão 4 – Segundo a história, o ratinho traçou planos para realizar o seu sonho de voar. Qual foi o primeiro passo que ele deu?

(     ) começou a colecionar penas.

(     ) juntou uma boa quantidade de penas.

(     ) construiu duas pequenas asas com as penas.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o ratinho sobreviveu por milagre da queda. Por quê?

R:

 

Questão 6 – Releia:

“Durante sua longa convalescença, o ratinho pensou no que lhe acontecera […]”

O que significa “convalescença”?

(     ) período de reflexão.

(     ) período de desânimo.

(     ) período de recuperação da saúde.

 

Questão 7 – Em “[…] compreendeu que tinha feito mal ao tentar voar como os pássaros.”, a palavra “como” foi usada para:

(     ) apontar um motivo.

(     ) introduzir um exemplo.

(     ) assinalar uma comparação.

 

Questão 8 – Grife a seguir o vocábulo que indica uma circunstância de tempo:

“Agora, que não podia utilizar suas patas porque estavam engessadas […]”

 

Questão 9 – Em “[…] pois ele já tinha muito com que viver sobre a terra!”, o termo destacado:

(     ) chama o ratinho.

(     ) retoma o ratinho.

(     ) apresenta o ratinho.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: