Atividade de português: Advérbios – 9º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os advérbios. Advérbio de tempo, de lugar, de modo… Vamos analisar os termos que modificam o sentido de verbos, adjetivos ou advérbios no texto Como funcionam as auroras boreal e austral? Então, responda às variadas questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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Como funcionam as auroras boreal e austral?

    Quando chove e faz sol ao mesmo tempo costuma surgir um belo arco-íris para colorir o céu. Mas existe outro fenômeno, mais intenso, que enche o céu de cor e impressiona os olhos de quem vê, as auroras boreal e austral. Vou contar para você como é que isso funciona…

    Todas duas acontecem por causa dos ventos solares, um fenômeno que, como o nome indica, se inicia no Sol. São explosões fortes, que jogam para fora da atmosfera solar partículas com carga elétrica. Essas partículas viajam em todas as direções, inclusive em direção à Terra, com velocidade acima de um milhão de quilômetros por hora! Aí, quando passam pela camada mais externa da nossa atmosfera, a ionosfera, elas se chocam com átomos de oxigênio e nitrogênio presentes ali. Está acompanhando? Então, vamos seguir!

    Você já deve ter ouvido falar que a Terra funciona como um ímã gigante. Pois, é verdade. Seus polos – isto é, o extremo norte e o extremo sul do nosso planeta – atraem essas partículas dos ventos solares que, como vimos, se chocam com os átomos da nossa atmosfera, liberando energia na forma de luz verde e vermelha. A tonalidade verde é gerada pela colisão das partículas que vieram do Sol com as moléculas de oxigênio, já a vermelha é produzida pela colisão com os átomos de nitrogênio.

    Agora fica mais fácil entender, que, ao contrário do arco-íris – um fenômeno que pode ocorrer em qualquer parte da Terra –, as auroras não acontecem em qualquer lugar. Elas ocorrem somente nos polos do nosso planeta e em regiões próximas a eles, por causa da história da atração que vimos no parágrafo anterior.

    Dependendo do polo onde se forma, a aurora recebe um nome diferente. Na Groenlândia, no norte do Canadá e no Alasca, é chamada boreal. Já na Antártica, sul da Austrália e Nova Zelândia, é conhecida como aurora austral.

    Eu adoraria presenciar uma aurora dessas, você não?

Jorge Molina. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 238.

Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe o advérbio interrogativo a seguir:

 “Como funcionam as auroras boreal e austral?”

 

Questão 2 – O advérbio interrogativo, sublinhado anteriormente, exprime uma circunstância de:

(     ) modo.

(     ) causa.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Observe o advérbio de intensidade neste período do texto:

“Mas existe outro fenômeno, mais intenso, que enche o céu de cor e impressiona os olhos de quem vê, as auroras boreal e austral.”

Nesse período, o advérbio de intensidade modifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 4 – O termo destacado é um advérbio de tempo no segmento:

(     ) “Você deve ter ouvido falar que a Terra funciona como um ímã gigante.”

(     ) “[…] a vermelha é produzida pela colisão com os átomos de nitrogênio”

(     ) “ na Antártica, sul da Austrália e Nova Zelândia, é conhecida como aurora austral.”

 

Questão 5 – Identifique a passagem que apresenta um advérbio de lugar:

(     ) “[…] elas se chocam com átomos de oxigênio e nitrogênio presentes ali.”

(     ) “Elas ocorrem somente nos polos do nosso planeta e em regiões próximas a eles […]”

(     ) “Na Groenlândia, no norte do Canadá e no Alasca, é chamada boreal.”

 

Questão 6 – No fragmento “[…] as auroras não acontecem em qualquer lugar.”, há um advérbio que se classifica como:

(     ) advérbio de dúvida.

(     ) advérbio de negação.

(     ) advérbio de afirmação.

 

Questão 7 – Em “Dependendo do polo onde se forma, a aurora recebe um nome diferente.”, o vocábulo “onde” desempenha a função de:

(     ) pronome relativo.

(     ) advérbio de lugar.

(     ) nenhuma das alternativas anteriores.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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