Início Série5º ano Interpretação de texto: O raro cantador dos campos – 5º ano

Interpretação de texto: O raro cantador dos campos – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o raro cantador dos campos. É o bicudo! Vamos conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Bicudo: o raro cantador dos campos

    Ele é pequeno, tem plumagem discreta e um bico grande e forte que inspirou seu nome popular: bicudo (Sporophila maximiliani). E é quando abre o bico e estufa o peito que ele se revela um dos maiores cantores do Brasil. Talentoso e, infelizmente, muito raro.

    Tem esse nome por causa do bico grande e forte que usa para quebrar sementes de capim.

    O bicudo já desapareceu de muitas regiões do Brasil. Estima-se que existam apenas 250 indivíduos na natureza, enquanto no cativeiro são mais de 200 mil, isso contando só os legalizados no Ibama. Entre as principais ameaças estão a captura ilegal para criação em gaiola e a perda de habitat para lavoura ou represas.

    Essa ave gosta de lugares quentes com vegetação arbustiva perto de água, como as veredas.

    Ele tem diferentes cantos, chamados de dialetos. Alguns desses dialetos sumiram de áreas naturais, sendo hoje reproduzidos apenas em cativeiro.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O trecho “Ele é pequeno, tem plumagem discreta e um bico grande e forte […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 2 – Releia:

“E é quando abre o bico e estufa o peito que ele se revela um dos maiores cantores do Brasil.”

Nessa passagem, o texto refere-se ao:

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:

“Tem esse nome por causa do bico grande e forte que usa para quebrar sementes de capim.”

 

Questão 4 – Em “[…] enquanto no cativeiro são mais de 200 mil, isso contando só os legalizados no Ibama.”, o termo sublinhado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) corrige uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

 

Questão 5 – Observe:

“Entre as principais ameaças estão a captura ilegal para criação em gaiola e a perda de habitat para lavoura ou represas.”

Nesse fragmento, o texto revela:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Na parte “Essa ave gosta de lugares quentes com vegetação arbustiva perto de água, como as veredas.”, o termo “como”:

(     ) aponta uma causa.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) assinala uma comparação.

 

Questão 7 – Na frase “Alguns desses dialetos sumiram de áreas naturais, sendo hoje reproduzidos apenas em cativeiro.”, o vocábulo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Identifique o segmento que contém uma opinião:

(     ) “Talentoso e, infelizmente, muito raro.”

(     ) “O bicudo já desapareceu de muitas regiões do Brasil.”

(     ) “Ele tem diferentes cantos, chamados de dialetos.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário