Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Quebra-Nozes. É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos – mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos. O que acontece a partir daí, hein? Ficou curioso (a) para saber do desenrolar dessa história do Quebra-Nozes? Então, leia com muita atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O Quebra-Nozes – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O Quebra-Nozes – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O Quebra-Nozes – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O Quebra-Nozes
É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos – mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos. Aterrorizada, vê seu padrinho, o inventor Drosselmeier, sinistramente acocorado sobre o relógio de parede, e um exército de camundongos invadindo a sala, comandado por um rei de sete cabeças! Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação. Têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes…
Entre o sonho e a realidade, Marie viverá histórias maravilhosas e estranhas, de reinos, feitiços e delícias. Histórias em que o inusitado padrinho tem um papel especial, e nas quais só pode embarcar quem tem os olhos e o coração preparados. Você tem?
Esta edição inclui as duas variantes da história: a versão original de E.T.A. Hoffmann e a clássica de Alexandre Dumas – que popularizou a história e inspirou o famoso balé de Tchaikovsky –, com tradução de André Telles (do francês) e Luís S. Krausz (do alemão). Traz ainda apresentação da pesquisadora e especialista em contos de fadas Priscila Mana Vaz e mais de 200 ilustrações de época. […]
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem do texto:
“É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco.”
Nessa passagem, o autor:
( ) conta um trecho do livro “O Quebra-Nozes”.
( ) expõe uma opinião sobre o livro “O Quebra-Nozes”.
( ) levanta uma hipótese sobre o livro “O Quebra-Nozes”.
Questão 2 – Na parte “Ela acomoda o novo amigo no armário […]”, o termo grifado:
( ) chama Marie.
( ) retoma Marie.
( ) caracteriza Marie.
Questão 3 – Na oração “[…] mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos.”, o autor do texto revela:
( ) a complicação da história “O Quebra-Nozes”.
( ) o clímax da história “O Quebra-Nozes”.
( ) o desfecho da história “O Quebra-Nozes”.
Questão 4 – A expressão “o inventor Drosselmeier” apresenta o padrinho de Marie. Por isso, desempenha a função de:
( ) sujeito.
( ) aposto.
( ) vocativo.
Questão 5 – Segundo o texto, Marie vê o seu padrinho “acocorado sobre o relógio de parede”. O que isso quer dizer?
( ) Quer dizer que ela vê o seu padrinho sentado sobre o relógio da parede.
( ) Quer dizer que ela vê o seu padrinho escorado sobre o relógio da parede.
( ) Quer dizer que ela vê o seu padrinho agachado sobre o relógio da parede.
Questão 6 – No período “Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação.”, o vocábulo “e” introduz:
( ) um fato que conclui outro.
( ) um fato que contradiz outro.
( ) um fato que se soma a outro.
Questão 7 – No fragmento “[…] e nas quais só pode embarcar quem tem os olhos e o coração preparados.”, a palavra “só” exprime:
( ) uma inclusão.
( ) uma restrição.
( ) uma exclusão.
Questão 8 – Observe este segmento do texto:
“[…] que popularizou a história e inspirou o famoso balé de Tchaikovsky […]”
Nesse segmento, o autor do texto refere-se:
( ) à nova edição do “Quebra-Nozes”.
( ) à versão original do “Quebra-Nozes” de E.T.A. Hoffmann.
( ) à clássica versão do “Quebra-Nozes” de Alexandre Dumas.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.