Início Série6º ano Interpretação de texto: O Quebra-Nozes – 6º ano

Interpretação de texto: O Quebra-Nozes – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Quebra-Nozes. É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos – mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos. O que acontece a partir daí, hein? Ficou curioso (a) para saber do desenrolar dessa história do Quebra-Nozes? Então, leia com muita atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                        DATA:

PROF:                                                                             TURMA:

NOME:

Leia:

O Quebra-Nozes

    É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos – mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos. Aterrorizada, vê seu padrinho, o inventor Drosselmeier, sinistramente acocorado sobre o relógio de parede, e um exército de camundongos invadindo a sala, comandado por um rei de sete cabeças! Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação. Têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes…

    Entre o sonho e a realidade, Marie viverá histórias maravilhosas e estranhas, de reinos, feitiços e delícias. Histórias em que o inusitado padrinho tem um papel especial, e nas quais só pode embarcar quem tem os olhos e o coração preparados. Você tem?

    Esta edição inclui as duas variantes da história: a versão original de E.T.A. Hoffmann e a clássica de Alexandre Dumas – que popularizou a história e inspirou o famoso balé de Tchaikovsky –, com tradução de André Telles (do francês) e Luís S. Krausz (do alemão). Traz ainda apresentação da pesquisadora e especialista em contos de fadas Priscila Mana Vaz e mais de 200 ilustrações de época. […]

Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem do texto:

“É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco.”

 Nessa passagem, o autor:

(     ) conta um trecho do livro “O Quebra-Nozes”.

(     ) expõe uma opinião sobre o livro “O Quebra-Nozes”.

(     ) levanta uma hipótese sobre o livro “O Quebra-Nozes”.

 

Questão 2 – Na parte “Ela acomoda o novo amigo no armário […]”, o termo grifado:

(     ) chama Marie.

(     ) retoma Marie.

(     ) caracteriza Marie.

 

Questão 3 – Na oração “[…] mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos.”, o autor do texto revela:

(     ) a complicação da história “O Quebra-Nozes”.

(     ) o clímax da história “O Quebra-Nozes”.

(     ) o desfecho da história “O Quebra-Nozes”.

 

Questão 4 – A expressão “o inventor Drosselmeier” apresenta o padrinho de Marie. Por isso, desempenha a função de:

(     ) sujeito.

(     ) aposto.

(     ) vocativo.

 

Questão 5 – Segundo o texto, Marie vê o seu padrinho “acocorado sobre o relógio de parede”. O que isso quer dizer?

(     ) Quer dizer que ela vê o seu padrinho sentado sobre o relógio da parede.

(     ) Quer dizer que ela vê o seu padrinho escorado sobre o relógio da parede.

(     ) Quer dizer que ela vê o seu padrinho agachado sobre o relógio da parede.

 

Questão 6 – No período “Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação.”, o vocábulo “e” introduz:

(     ) um fato que conclui outro.

(     ) um fato que contradiz outro.

(     ) um fato que se soma a outro.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] e nas quais só pode embarcar quem tem os olhos e o coração preparados.”, a palavra “só” exprime:

(     ) uma inclusão.

(     ) uma restrição.

(     ) uma exclusão.

 

Questão 8 – Observe este segmento do texto:

“[…] que popularizou a história e inspirou o famoso balé de Tchaikovsky […]”

Nesse segmento, o autor do texto refere-se:

(     ) à nova edição do “Quebra-Nozes”.

(     ) à versão original do “Quebra-Nozes” de E.T.A. Hoffmann.

(     ) à clássica versão do “Quebra-Nozes” de Alexandre Dumas.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário