Interpretação de texto, “O que é Riqueza e Pobreza”, direcionada aos alunos inseridos no 9º ano. As questões propostas abordam a temática e os recursos linguísticos utilizados na construção do referido texto, que conduz a importantes reflexões.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: O que é riqueza e pobreza – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O que é riqueza e pobreza – 9º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O que é riqueza e pobreza – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este texto e, seguida, responda às questões propostas sobre ele:
O que é Riqueza e Pobreza
Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
“- Como foi a viagem?”
“- Muito boa, Papai!”
“- Você viu como as pessoas podem ser pobres?”
“- Sim.” Respondeu o menino.
“- E o que você aprendeu?”, o pai perguntou.
O filho respondeu:
“- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.
Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>
Questões
1) Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:
2) “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos:
Eles têm:
3) Releia esta passagem:
“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.
Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho. Identifique outros vocábulos que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:
4) Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:
5) Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:
“- Muito boa, Papai!”
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.
6) Ocorre a omissão de um termo oracional no seguinte período:
a) “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.”.
b) “Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.”.
c) “Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.”.
d) “Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
7 comentários
Parabéns pela atividade, Denyse!
Além do texto ser muito interessante,você elaborou questões relevantes ao aprendizado da língua materna. Sucesso!
Este texto é belíssimo!
Amei este site!Para a vida corrida dos professores, é um tesouro!As atividades estão criteriosamente organizadas e prontas para impressão!
Parabéns!
Quero conhecer os vídeos!
Interessante como a criança fez a relação de riqueza e pobreza, caracterizando o espaço e o tempo na compreensão da forma de entender riqueza e pobreza, as vezes a qualidade do aspecto de riqueza esta evidenciado nas coisas mais simples do que em estruturas configuradas pelos homens, e a criança tem muito mais percepções disso do que nos adultos que já estamos um pouco alienado por essas questões da sociedade liquida.
Olá, Carlos Roberto!
Concordo com você. Muito obrigada por partilhar a sua valiosa análise do texto!
Volte sempre ao Acessaber!
Denyse
texto ótimo
Oi, Janaína!
Muito obrigada pelo registro de seu comentário!
Volte sempre!
Denyse