Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a água. A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases […] Vamos conhecer melhor esse bem tão precioso? Você sabe, por exemplo, por que a água do mar é salgada? Descubra, lendo o texto “O que é água?” Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia:
O que é água?
A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo H) e uma parte de oxigênio (símbolo O). Sua fórmula química é H2O.
A água pode ser doce ou salgada. A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos. Como os rios recebem mais água doce das chuvas do que evaporam, sua água continua doce.
Com o mar é diferente: ele perde mais água por meio da evaporação do que ganha com a chuva. Assim, como o sal não evapora com a água, essa substância vai se acumulando e se concentrando no mar. A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje.
A água pode se apresentar em diversos estados: líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor d’água).
GARCEZ, Lucília; GARCEZ, Cristina. Água. São Paulo: Callis, 2010. p. 5. Coleção Planeta sustentável.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
( ) explicar algo.
( ) noticiar um fato.
( ) defender uma ideia.
Questão 2 – De acordo com o texto, a água é “transparente, sem sabor e odor”. Essas expressões correspondem, respectivamente, às palavras:
( ) “insípida”, “incolor”, “inodora”.
( ) “incolor”, “insípida”, “inodora”.
( ) “inodora”, “incolor”, “insípida”.
Questão 3 – Em “Sua fórmula química é H2O.”, o pronome que retoma “A água” indica:
( ) lugar.
( ) posse.
( ) indefinição.
Questão 4 – Em “A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos.”, o fato sublinhado:
( ) explica o fato anterior.
( ) conclui o fato anterior.
( ) contrapõe o fato anterior.
Questão 5 – Segundo o texto, o sal “vai se acumulando e se concentrando no mar”, pois:
( ) “perde mais água por meio da evaporação”.
( ) “não evapora com a água”.
( ) “se desprende na erosão das rochas dos seus leitos”.
Questão 6 – No período “Como os rios recebem mais água doce das chuvas do que evaporam, sua água continua doce.”, o vocábulo “Como” foi empregado para:
( ) apontar uma causa.
( ) introduzir um exemplo.
( ) estabelecer uma comparação.
Questão 7 – Grife, a seguir, o sujeito do verbo “aumentou”:
“A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio […]”
Questão 8 – Na oração “[…] nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje.”, o termo destacado exprime em relação ao fato uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 9 – O gelo, segundo as autoras do texto, é a água:
( ) no estado sólido.
( ) no estado líquido.
( ) no estado gasoso.
Questão 10 – A palavra “água” é acentuada porque:
( ) termina em “a”.
( ) termina em vogal.
( ) termina em ditongo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.