Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta atividade é “O porquinho feio”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: O porquinho feio – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O porquinho feio – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O porquinho feio – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O porquinho feio
Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes, quatro deles eram os patinhos, mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar.
Mais o quinto era cor-de-rosa, tinha focinho e rabinho enrolado, ele era muito crescido para sua idade, pensava mamãe pata, ”será que ele é um filhote de peru como todos dizem”.
Mamãe pata levou seus filhos para aula de natação no lago. Os patinhos pularam logo na água, até o cor-de-rosa, apressar de ele não nadar tão bem como seus irmãos, ”bom aquele patinho com certeza não é um peru” pensou sua mãe.
No dia seguinte chegou a hora da chamada, mamãe pata soltou um “quac” e todos os seus filhotes o imitaram, mas, quando chegou a vez do patinho cor-de-rosa, no lugar do “quac”, ouviu-se um “oinc”.
– Ele não é um pato! – Gritaram todos – Ele é um porquinho feio, e não pertence ao nosso meio!
E assim dizendo enxotaram o porquinho dali. Cansado, faminto e atordoado, o porquinho feio vagou por vários dias em busca de um lar.
Mas nem um passarinho lhe deu atenção.
– Suma daqui seu porquinho feio – gritavam assim que o viam.
Um dia o porquinho feio chegou a uma fazenda e viu alguns porcos, aproximando-se deles falou.
– Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês?
– Um porquinho feio?! – eles exclamaram – Você é o porco mais lindo que já vimos, e daquele dia em diante viveram felizes para sempre.
Sugald Steer – São Paulo: Brinque-Book, 1999
Questões
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Qual é o tema principal da história?
R:
3) Quantos parágrafos há no texto?
R:
4) Quem é o autor do texto?
R:
5) Quem é o personagem principal da história?
R:
6) Qual era a diferença do filhote rosa e seus irmãos?
R:
7) O que os outros animais achavam do filhote rosa?
R:
8) O que aconteceu na hora da chamada da aula de natação?
R:
9) O que os outros animais disseram quando o filhote disse “oinc”?
R:
10) Qual foi a reação dos porcos quando conheceram o porquinho?
R:
Por ACESSABER
2 comentários
AMEI SUAS ATIVIDADES. PRECISO DE MATEMATICA DO 1° ao 5° ano
PARABÉNS !!!
erro de portugues no texto dos patinhos. MAS e MAIS.