Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “O pirata e o farmacêutico”. Já ouviu falar desse livro? Não? Então, leia a resenha! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O pirata e o farmacêutico – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O pirata e o farmacêutico – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O pirata e o farmacêutico – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O pirata e o farmacêutico”
Robin e Ben foram amigos de infância, mas acabaram seguindo caminhos bem diferentes: um virou pirata e o outro, farmacêutico. […]
Neste poema inédito de Robert Louis Stevenson, o autor de “A ilha do tesouro”, as crianças conhecerão Robin e Ben: amigos que cresceram juntos, mas, como muitas vezes acontece, acabaram tomando caminhos opostos. Com toda a aventura, ação e fantasia desta história, não vai ser difícil mergulhar na vida desses dois simpáticos – apesar de um pouco violentos – personagens e se deleitar com as ilustrações incríveis do artista alemão Henning Wagenbreth.
Você sabe o que é ter um melhor amigo: alguém para brincar, jogar e até correr perigo! Vez por outra vocês brigam, mas logo ficam de bem, e era assim que acontecia com o Robin e o Ben. Só que a vida, muitas vezes, até os amigos separa (tomara que não seja o que aconteça com vocês!). E, assim como separa, também não é coisa rara que a vida una os amigos de outrora novamente.
Robin foi correr o mundo, ter vida de aventureiro; Ben quis ter vida pacata, ganhar bastante dinheiro. E quando o destino tornou a pôr os dois frente a frente… Não vou contar para você o final surpreendente! […]
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788574066424/o-pirata-e-o-farmaceutico>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um desenho animado.
Questão 2 – Releia:
“[…] um virou pirata e o outro, farmacêutico.”
O texto refere-se:
Questão 3 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:
( ) “[…] amigos que cresceram juntos […]”
( ) “[…] não vai ser difícil mergulhar na vida desses dois […] personagens […]”
( ) “Robin foi correr o mundo, ter vida de aventureiro […]”
Questão 4 – Na passagem “[…] alguém para brincar, jogar e até correr perigo!”, o vocábulo destacado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – Os parênteses “(tomara que não seja o que aconteça com vocês!)” contêm:
( ) uma correção.
( ) um comentário.
( ) uma explicação.
Questão 6 – No segmento “E, assim como separa, também não é coisa rara que a vida una os amigos de outrora novamente.”, o termo sublinhado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Segundo o texto, “[…] Ben quis ter vida pacata […]”. Em outras palavras, ele quis:
( ) ter vida agitada.
( ) ter vida tranquila.
( ) ter vida diferente.
Questão 8 – Na parte “E quando o destino tornou a pôr os dois frente a frente…”, as reticências foram usadas para assinalar:
( ) um clima de suspense.
( ) a continuidade de elementos.
( ) uma interrupção de pensamento.
Questão 9 – O trecho “Não vou contar para você o final surpreendente!” funciona como:
( ) um apelo.
( ) um alerta.
( ) um convite.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.