Início Série5º ano Interpretação de texto: O pinheiro ferido – 5º ano

Interpretação de texto: O pinheiro ferido – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pinheiro ferido. A cada golpe do machado, a árvore gigante tremia e praguejava contra o aço duro e frio que lhe despedaçava o flanco. Não deixe de ler a continuidade dessa reflexiva história! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O pinheiro ferido

    Bem no meio da floresta, um lenhador serrava um velho e altivo pinheiro. A cada golpe do machado, a árvore gigante tremia e praguejava contra o aço duro e frio que lhe despedaçava o flanco.

    Era uma árvore velha muito resistente. Pouco depois, o lenhador inseriu uma grande cunha de madeira no corte, para acabar de quebrar o tronco. Desfechou uma martelada na cunha e, entre grandes rasgões e lascas, o nobre pinheiro tombou, chocando-se ruidosamente contra o chão. Enquanto caía, gemeu:

    – Como posso culpar o machado, que não é da minha espécie, e não essa cunha malvada, que é minha própria irmã?

Dói menos o ataque de um desconhecido que o de um ente querido.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2017-09-02/o-pinheiro-ferido.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma crônica.

 

Questão 2 – Releia:

“Bem no meio da floresta, um lenhador serrava um velho e altivo pinheiro.”

Identifique os adjetivos que caracterizam o protagonista da história:

 

 

Questão 3 – O trecho “A cada golpe do machado, a árvore gigante tremia e praguejava […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Na passagem “Era uma árvore velha muito resistente.”, o termo sublinhado foi empregado para:

(     ) corrigir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 5 – De acordo com a história, “o lenhador inseriu uma grande cunha de madeira no corte”. Qual a finalidade dessa ação do lenhador?

 

 

Questão 6 – No segmento “Desfechou uma martelada na cunha e, entre grandes rasgões e lascas, o nobre pinheiro tombou […]”, o termo “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – Em “[…] chocando-se ruidosamente contra o chão.”, a palavra grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Observe:

“– Como posso culpar o machado, que não é da minha espécie, e não essa cunha malvada, que é minha própria irmã?”

O travessão marca no texto o início da fala:

(     ) do pinheiro.

(     ) do machado.

(     ) da cunha de madeira.

 

Questão 9 – Na reflexão “Dói menos o ataque de um desconhecido que o de um ente querido.”, o vocábulo destacado:

(     ) introduz uma causa.

(     ) inicia uma condição.

(     ) estabelece uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário