Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o peixinho colorido. Nunca se vira um habitante do mar tão bom como ele. Vamos conhecer a história desse peixinho? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O peixinho colorido – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O peixinho colorido – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O peixinho colorido – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
Leia:
O peixinho colorido
Aquele peixinho tinha muitas e belas cores. Por esse motivo, seus amigos e conhecidos chamavam-lhe “o peixinho colorido”.
Nunca se vira um habitante do mar tão bom como ele. Estava sempre disposto a ajudar os seus semelhantes, sem se importar com os problemas e contratempos que arranjava ao fazê-lo. Foi nadando, nadando, e descobriu um polvo que estava preso a uma pedra. Seus tentáculos estavam debaixo dela e ele não conseguia se livrar. O peixinho dispôs-se logo a ajudá-lo, mas deteve-se quando o polvo o advertiu, com a voz lastimosa:
— Não se aproxime de mim, peixinho colorido! Se tocar na areia que me rodeia, perderá para sempre as suas belas cores!
O peixinho refletiu por um momento. Sabia o que tinha que fazer.
— Pouco me importam estas minhas cores. — disse para si mesmo. Esse polvo precisa de minha ajuda e vou ajudá-lo.
Assim pensou e assim fez. Depois de alguns esforços, conseguiu libertar os tentáculos do polvo, que já pôde mover-se com facilidade. Nos seus esforços, o peixinho tinha-se encostado na areia, e suas escamas mancharam-se de uma cor castanho-escuro, como recordação das suas brilhantes e formosas cores.
O peixinho tornou-se admirado em todo o oceano por sua bondade e desprendimento. Embora suas escamas nunca mais voltassem a mostrar a antiga beleza, todos sabiam que o coração do peixinho tinha um fulgor e uma beleza deslumbrante.
Que maravilha!
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-07-22/o-peixinho-colorido.htm>.
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento:
“Nunca se vira um habitante do mar tão bom como ele.”
Nesse fragmento, o autor refere-se:
Questão 2 – Em “— Não se aproxime de mim, peixinho colorido!”, o travessão:
( ) anuncia a fala do polvo.
( ) marca o início da fala do polvo.
( ) assinala a continuidade da fala do polvo.
Questão 3 – Na parte “[…] que já pôde mover-se com facilidade.”, a expressão grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Na passagem “[…] o peixinho tinha-se encostado na areia, e suas escamas mancharam-se de uma cor castanho-escuro […]”, o fato sublinhado:
( ) explica o anterior.
( ) opõe-se ao anterior.
( ) soma-se ao anterior.
Questão 5 – No segmento “O peixinho tornou-se admirado em todo o oceano por sua bondade e desprendimento.”, o trecho destacado exprime:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 6 – Segundo o narrador, “[…] todos sabiam que o coração do peixinho tinha um fulgor […]”. O que significa “fulgor”?
( ) Significa “luz”.
( ) Significa “alegria”.
( ) Significa “grandeza”.
Questão 7 – Identifique a opinião sobre um fato:
( ) “Sabia o que tinha que fazer.”
( ) “Assim pensou e assim fez.”
( ) “Que maravilha!”
Questão 8 – O texto sobre o peixinho colorido tem o objetivo de:
( ) fazer um alerta.
( ) expressar um desejo.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.