Início Série5º ano Interpretação de texto: O pedido – 5º ano

Interpretação de texto: O pedido – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “O pedido”. Vamos analisar o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP09, EF05LP12 e EF05LP13. 

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O pedido”

“Se você pudesse fazer um pedido, o que seria?”, a vovó de Pipo pergunta durante um passeio. Mas mal sabe ela que o desejo do menino é tão simples quanto surpreendente!

    Depois de muitas tentativas da vovó de adivinhar o desejo, Pipo finalmente revela o que mais quer: não é um cachorro, nem uma bicicleta ou uma pipa – o maior desejo de Pipo é, simplesmente, passar mais tempo com sua avó! “Às vezes, nossos pedidos são atendidos”, a vovó responde com um sorriso.

    Para retratar a beleza dessa relação, a premiada artista alemã Antje Damm constrói os cenários de uma forma diferente: esculpe os objetos e personagens em madeira, pinta-os com tinta acrílica e fotografa cada cena para montar uma história única. Como resultado, surgem cenários fascinantes, que impressionam com a riqueza de detalhes e cores vibrantes a cada página.

    “O pedido” é a história perfeita para ser compartilhada entre avós e netos, aquecendo corações de leitores de qualquer geração.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786554850902/o-pedido>.

 

Questões

Questão 1 – O texto é sobre:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um programa televisivo.

 

Questão 2 – O trecho “Se você pudesse fazer um pedido, o que seria?” foi escrito entre aspas. Justifique o uso desse recurso:

 

 

Questão 3 – Segundo o texto, na história, quem “mal sabe que o desejo do menino é tão simples quanto surpreendente”?

 

 

Questão 4 – De acordo com o texto, na história, “Pipo finalmente revela o que mais quer”. O que ele mais quer?

(     ) “um cachorro”.

(     ) “uma bicicleta ou uma pipa”

(     ) “passar mais tempo com sua avó”.

 

Questão 5 – Em “Para retratar a beleza dessa relação, a premiada artista alemã Antje Damm constrói os cenários de uma forma diferente […]”, o termo destacado:

(     ) indica um destino.

(     ) aponta uma direção.

(     ) introduz uma finalidade.

 

Questão 6 – O segmento “[…] esculpe os objetos e personagens em madeira, pinta-os com tinta acrílica e fotografa cada cena para montar uma história única.”:

(     ) narra.

(     ) descreva.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Grife o adjetivo que exprime uma opinião na passagem:

“Como resultado, surgem cenários fascinantes, que impressionam com a riqueza de detalhes e cores vibrantes a cada página.”

 

Questão 8 – Na passagem acima, o vocábulo “e” assinala a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 9 – Releia:

“O pedido’ é a história perfeita para ser compartilhada entre avós e netos, aquecendo corações de leitores de qualquer geração.”

Essa frase do texto funciona como:

(     ) um apelo.

(     ) um convite.

(     ) uma reivindicação.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário