Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “O pedido”. Vamos analisar o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP09, EF05LP12 e EF05LP13.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um parente do tucano – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um parente do tucano – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um parente do tucano – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O pedido”
“Se você pudesse fazer um pedido, o que seria?”, a vovó de Pipo pergunta durante um passeio. Mas mal sabe ela que o desejo do menino é tão simples quanto surpreendente!
Depois de muitas tentativas da vovó de adivinhar o desejo, Pipo finalmente revela o que mais quer: não é um cachorro, nem uma bicicleta ou uma pipa – o maior desejo de Pipo é, simplesmente, passar mais tempo com sua avó! “Às vezes, nossos pedidos são atendidos”, a vovó responde com um sorriso.
Para retratar a beleza dessa relação, a premiada artista alemã Antje Damm constrói os cenários de uma forma diferente: esculpe os objetos e personagens em madeira, pinta-os com tinta acrílica e fotografa cada cena para montar uma história única. Como resultado, surgem cenários fascinantes, que impressionam com a riqueza de detalhes e cores vibrantes a cada página.
“O pedido” é a história perfeita para ser compartilhada entre avós e netos, aquecendo corações de leitores de qualquer geração.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786554850902/o-pedido>.
Questões
Questão 1 – O texto é sobre:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um programa televisivo.
Questão 2 – O trecho “Se você pudesse fazer um pedido, o que seria?” foi escrito entre aspas. Justifique o uso desse recurso:
Questão 3 – Segundo o texto, na história, quem “mal sabe que o desejo do menino é tão simples quanto surpreendente”?
Questão 4 – De acordo com o texto, na história, “Pipo finalmente revela o que mais quer”. O que ele mais quer?
( ) “um cachorro”.
( ) “uma bicicleta ou uma pipa”
( ) “passar mais tempo com sua avó”.
Questão 5 – Em “Para retratar a beleza dessa relação, a premiada artista alemã Antje Damm constrói os cenários de uma forma diferente […]”, o termo destacado:
( ) indica um destino.
( ) aponta uma direção.
( ) introduz uma finalidade.
Questão 6 – O segmento “[…] esculpe os objetos e personagens em madeira, pinta-os com tinta acrílica e fotografa cada cena para montar uma história única.”:
( ) narra.
( ) descreva.
( ) argumenta.
Questão 7 – Grife o adjetivo que exprime uma opinião na passagem:
“Como resultado, surgem cenários fascinantes, que impressionam com a riqueza de detalhes e cores vibrantes a cada página.”
Questão 8 – Na passagem acima, o vocábulo “e” assinala a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 9 – Releia:
“O pedido’ é a história perfeita para ser compartilhada entre avós e netos, aquecendo corações de leitores de qualquer geração.”
Essa frase do texto funciona como:
( ) um apelo.
( ) um convite.
( ) uma reivindicação.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.