Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o parto da montanha. Há muitos e muitos anos, uma montanha começou a fazer um barulhão. O que será que aconteceu, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O parto da montanha – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O parto da montanha – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O parto da montanha – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O parto da montanha
Há muitos e muitos anos, uma montanha começou a fazer um barulhão. As pessoas acharam que era porque ela iria ter um filho. Veio gente de longe e de perto, e se formou uma grande multidão querendo ver o que iria nascer da montanha.
Bobos e sabidos, todos tinham seus palpites. Os dias foram passando, as semanas foram passando, os meses foram passando, e o barulho da montanha aumentava cada vez mais.
Os palpites das pessoas foram ficando cada vez mais malucos. Alguns diziam que o mundo iria acabar.
Em um belo dia, o barulho ficou fortíssimo, a montanha tremeu toda e depois rachou em um rugido de arrepiar os cabelos. As pessoas nem respiravam de medo. De repente, do meio do pó e do barulho, apareceu… um rato.
Moral: Nem sempre as promessas magníficas dão resultados impressionantes.
Do livro “Fábulas de Esopo”.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-10-11/o-parto-da-montanha.htm>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma notícia.
Questão 2 – Na passagem “As pessoas acharam que era porque ela iria ter um filho.”, o termo destacado refere-se à:
Questão 3 – Em “Veio gente de longe e de perto […]”, o vocábulo “e” exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 4 – Observe:
“Os dias foram passando, as semanas foram passando e no fim os meses foram passando, e o barulho da montanha aumentava cada vez mais.”
Esse fragmento:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Aponte o segmento, em que o narrador conta um dos palpites malucos das pessoas:
( ) “Bobos e sabidos, todos tinham seus palpites.”
( ) “Os palpites das pessoas foram ficando cada vez mais malucos.”
( ) “Alguns diziam que o mundo iria acabar.”
Questão 6 – No trecho “Em um belo dia […]”, a palavra sublinhada foi usada para:
( ) retomar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 7 – Segundo a história, “[…] a montanha tremeu toda e depois rachou em um rugido de arrepiar os cabelos”. O que quer dizer “de arrepiar os cabelos”?
Questão 8 – Na parte “As pessoas nem respiravam de medo.”, a expressão grifada revela:
( ) um motivo.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 9 – Releia:
“De repente, do meio do pó e do barulho, apareceu… um rato.”
As reticências indicam:
( ) um clima de suspense.
( ) uma transcrição incompleta.
( ) uma interrupção de pensamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.