Interpretação de texto: O ouriço e o jogo de cabra-cega – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o ouriço e o jogo de cabra-cega.  Segundo a história, o castorzinho, que tinha os olhos vendados, teve o azar de tocar no ouriço e levou umas tremendas picadas de seus espinhos.  O que será que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O ouriço e o jogo da cabra-cega

    O jogo da cabra-cega havia virado mania entre os alunos. Todos queriam brincar durante o recreio.

    Pois certa vez em que estavam brincando, o castorzinho, que tinha os olhos vendados, teve o azar de tocar no ouriço e levou umas tremendas picadas de seus espinhos. Da pata do castorzinho, corria muito sangue e o ouriço sentiu-se muito culpado.

    — Já se vê que não posso participar da brincadeira! — disse, muito aborrecido.

    Seus colegas não conseguiam consolá-lo e ele ficou fora. O jogo continuava. Agora era a vez do crocodilo ter seus olhos vendados e ele, trapalhão como sempre, pisou num pedaço de vidro, que fez um corte na pata esquerda. O pior é que ainda havia numerosos cacos de vidro encravados em sua pata.

    Por mais que todos procurassem uma pinça para tentar retirá-los, não conseguiram encontrar. Foi então que o ouriço, num momento de inspiração, arrancou dois espinhos e com eles fez uma ótima pinça.

    Então, o crocodilo sugeriu que brincassem de outra coisa, porque fazia questão de que seu “médico” também participasse. Todos concordaram em inventar uma brincadeira, de que o ouriço pudesse participar também. Bem que ele merecia!

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2001-09-08/o-ourico-e-o-jogo-da-cabra-cega.htm>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Qual a intenção do texto acima?

(     ) fazer refletir.

(     ) noticiar um fato.

(     ) debater um assunto.

 

Questão 2 – O trecho “[…] o castorzinho, que tinha os olhos vendados, teve o azar de tocar no ouriço e levou umas tremendas picadas de seus espinhos.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – No segmento “Da pata do castorzinho, corria muito sangue e o ouriço sentiu-se muito culpado.”, o termo destacado exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 4 – Em “— Já se vê que não posso participar da brincadeira!”, o travessão foi empregado para indicar:

(     ) o começo da fala.

(     ) uma pausa na fala.

(     ) a continuidade da fala.

 

Questão 5 – Releia:

“Seus colegas não conseguiam consolá-lo e ele ficou fora.”

Nessa passagem, o vocábulo sublinhado refere-se ao:

(     ) ouriço.

(     ) crocodilo.

(     ) castorzinho.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, os animais não conseguiram encontrar uma pinça para retirar da pata do crocodilo:

(     ) os espinhos.

(     ) os cacos de vidro.

(     ) os espinhos e os cacos de vidro.

 

Questão 7 – A história terminou quando:

(     ) “o ouriço […] arrancou dois espinhos e com eles fez uma ótima pinça”.

(     ) “o crocodilo sugeriu que brincassem de outra coisa”.

(     ) “todos concordaram em inventar uma brincadeira, de que o ouriço pudesse participar”.

 

Questão 8 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:

(     ) “O jogo da cabra-cega havia virado mania entre os alunos.”

(     ) “Agora era a vez do crocodilo ter seus olhos vendados […]”

(     ) “Bem que ele merecia!”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: