Interpretação de texto: O novo poleiro – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: O novo poleiro.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

O novo poleiro

    Os pardais estavam pendurados nos fios de telefone, que iam de casa em casa, até o celeiro. Próximos uns dos outros, os pássaros piavam e comentavam o que acontecia no sítio, mas, naquela manhã, nada de poleiro!

    – Eles enterraram os fios! – explicou Arno.

    – Mas, então, não poderemos mais nos reunir? – A pardalzinha Misi se entristeceu.

    A curiosa Loreta teve uma ideia:

    – O varal de roupas!

    Quando a dona do sitio chegou com o cesto de roupas, ela viu os pardais alinhados sobre o fio.

    – Hum! Talvez vocês possam servir de pregadores! – ela disse, rindo.

    – Ela tem toda razão! – disse Arno aos amigos – Vamos ajudar!

    Cada passarinho ficou sobre uma meia, uma cueca, uma camiseta para pendurá-las no varal!

    A dona do sitio aplaudiu. Os pardais, muito orgulhoso por participarem da vida do sítio, cantaram bem alto!

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Onde os pardais estavam pendurados?
R.

3) Próximos uns dos outros, os pássaros piavam e comentavam o que acontecia no sítio, mas, naquela manhã, nada de poleiro. Por quê?
R.

 

4) Quem ficou triste porque não poderiam mais se reunir?
R.

 

5) A curiosa Loreta teve que ideia?
R.

 

6) Quando a dona do sítio chegou com o cesto de roupas, o que ela viu?
R.

 

7) O que cada passarinho fez para ajudar a dona do sítio?
R.

 

8) O que a dona do sítio fez?
R.

 

 

 

Por Hélia Higa.

As respostas estão no link do cabeçalho.

helia pereira:
Veja também: