Interpretação de texto: O morcego-vermelho – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o morcego-vermelho. Ele tem pelos avermelhados, asas compridas e estreitas, perfeitas para dar mais velocidade e agilidade no voo. Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME: 

Leia:

Insetos, nhac!

    Ele tem pelos avermelhados, asas compridas e estreitas, perfeitas para dar mais velocidade e agilidade no voo. Gosta de sair à noite e se vier na direção do seu pescoço… Saiba que deve estar vendo algum mosquito pousado nele! O morcego-vermelho não tem hábitos parecidos com os do protagonista da história do Conde Drácula. Como a maioria dos morcegos, ele não está nem aí para o seu pescoço. Sua dieta não é de sangue, mas de insetos!

    Moscas, besouros, cupins, mariposas. Esses, sim, devem temer ao morcego-vermelho. Seus dentes são adaptados a quebrar o exoesqueleto, uma camada que fica por fora do corpo dos insetos.

    Como são animais ativos à noite, morcegos em geral passam o dia descansando em abrigos como ocos e folhagens das árvores, frestas em rochas e construções feitas pelo homem.

    O morcego-vermelho normalmente é encontrado em pequenos grupos de 5 a 20 indivíduos. Na reprodução, a fêmea só gera um filhote a cada gestação, que dura quase três meses, sempre na primavera. Mamíferos que são, os morcegos filhotes dessa espécie mamam em sua mãe por cerca de dois meses.

    O morcego-vermelho é muito sensível às mudanças no ambiente provocadas pelo homem, como o aumento da poluição, o desmatamento e a destruição das matas onde vive. Para que se conheça ainda melhor a espécie e para que haja um equilíbrio da cadeia alimentar, são de grande importância a recuperação e a proteção dos locais onde ela é encontrada.

 

Adriana Bocchiglieri e André Faria Mendonça.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 209.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 

“Ele tem pelos avermelhados, asas compridas e estreitas […]”

 

Nessa passagem do texto, os autores referem-se ao:

 

 

 

Questão 2 – Grife a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:

 

“[…] perfeitas para dar mais velocidade e agilidade no voo.”

 

Questão 3 – Segundo o texto, o “morcego-vermelho não tem hábitos parecidos com os do protagonista da história do Conde Drácula”. Por quê?

 

Questão 4 – De acordo com os autores do texto, moscas, besouros, cupins e mariposas “devem temer ao morcego-vermelho”. Em outras palavras, eles devem:

(     ) fugir do morcego-vermelho.

(     ) ter medo do morcego-vermelho.

(     ) conviver com o morcego-vermelho.

 

Questão 5 – Em “Seus dentes são adaptados a quebrar o exoesqueleto, uma camada que fica por fora do corpo dos insetos.”, o trecho sublinhado é:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 6 – No segmento “Como são animais ativos à noite, morcegos em geral passam o dia descansando em abrigos como ocos e folhagens das árvores […]”, o fato destacado indica:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] a fêmea só gera um filhote a cada gestação, que dura quase três meses, sempre na primavera.”, o vocábulo grifado exprime:

(     ) lugar.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 8 – Releia o último parágrafo. Nessa parte do texto, os autores:

(     ) dão uma ordem.

(     ) buscam conscientizar.

(     ) expressam uma possibilidade.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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