Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: O mito da criação da noite.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O mito da criação da noite – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O mito da criação da noite – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O mito da criação da noite – 4º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O mito da criação da noite
Antigamente não havia noite. Era sempre dia. O sol brilhava esquentando a Terra. A Lua e as estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens caçavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia.
O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso de volta ao nascente. Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse.
Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava. Esperou que Mauá saísse para caçar e aproximou-se do Sol. Ao tocá-lo, o Sol quebrou, o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas. E a noite surgiu na imensidão do escuro. As mulheres mal conseguiam encontrar suas redes dentro da maloca. Crianças e idosos lamentavam-se do fundo da noite sem luz.
Mauá voltou para consertar o Sol. Ao ver o homem que o havia quebrado, Mauá lançou-se sobre ele e o atirou longe. Quando caiu, o homem transformou-se no macaquinho-mão-de-ouro, escuro como a noite e com as mãos douradas como o Sol que havia tocado.
Não foi possível consertar o Sol para que funcionasse como antes. O Sol caminhava para o poente, mas não conseguia retornar, sumindo no horizonte e deixando a Terra na escuridão. Mauá então fez com que a Lua e as estrelas surgissem na ausência do Sol para iluminar um pouco a noite. E é assim até hoje.
Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro: SBPC, n.94, ago. 1999.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) De acordo com o texto, como era antigamente?
R.
3) O que os homens e as mulheres faziam quando era sempre dia?
R.
4) Quem controlava o Sol, a Lua e as estrelas não permitindo que se aproximassem?
R.
5) Certa vez, quando um homem quis saber como o Sol funcionava, o que aconteceu?
R.
6) Quando Mauá lançou-se sobre o homem e o atirou longe, o que houve em seguida?
R.
7) Mauá conseguiu consertar o Sol?
R.
8) Como o Sol não conseguia retornar o que Mauá fez?
R.
Por Camila Farias