Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O mistério do livro perdido. Responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP05, EF15LP06, EF15LP16 e EF15LP18.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O mistério do livro perdido – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O mistério do livro perdido – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O mistério do livro perdido – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O mistério do livro perdido
Era uma manhã chuvosa quando Marina chegou à escola e percebeu algo diferente na biblioteca: a estante dos livros de aventura estava com um espaço vazio. “Estranho… o livro A Ilha do Tesouro estava aqui ontem!”, comentou a bibliotecária, Dona Lúcia, preocupada.
Marina, curiosa como sempre, decidiu investigar. Perguntou aos colegas se alguém havia pegado o livro emprestado, mas ninguém sabia de nada. Então, ela resolveu procurar pistas. Encontrou uma pegada de tinta azul perto da mesa de leitura e, ao lado, uma mochila aberta com um lenço azul. “Acho que estou chegando perto!”, pensou.
Na hora do recreio, Marina viu seu amigo Tiago limpando as mãos manchadas de tinta azul. Ele riu, um pouco sem graça, e explicou que havia levado o livro para mostrar à professora, mas esqueceu de avisar a biblioteca. Todos deram risada, e o “mistério do livro perdido” foi resolvido com um final feliz – e uma boa lição sobre responsabilidade.
Questões
1) Quem são os principais personagens do texto?
R:
2) O que chamou a atenção de Marina ao chegar à biblioteca?
R:
3) Qual foi a pista que levou Marina a descobrir o que aconteceu com o livro?
R:
4) Quem estava com o livro e por que ele o levou?
R:
5) Qual foi a reação dos personagens quando descobriram o que realmente aconteceu?
R:
Por Acessaber






