Interpretação de texto: O mapa do tesouro – 2º ano e 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do segundo ano e terceiro ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O mapa do tesouro.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

O mapa do tesouro

    Robinho e Sara caminharam até a praia em busca de aventura, pois sabiam que a aventura vem para aqueles que a procuram!

    Depois de percorrer a praia procurando conchas e pedras roxas, eles encontraram uma velha garrafa azul, levada à praia pelas ondas. Dentro da garrafa, estava um pequeno mapa amarelado.

    Paco, o papagaio deles, continuou gritando alto. Parecia dizer:

    – Sigam o mapa! Eu digo a vocês que ele leva a um tesouro pirata!

    Os papagaios sabem tudo sobre piratas!

    Robinho e Sara riram e seguiram o mapa. “Caminhe 80 metros para o norte”. E, assim, eles caminharam, garantindo que não fossem para as profundezas da floresta marinha.

    “1, 2, 3… 78, 79, 80”. “Vire direita no grande coqueiro e siga direto ate avistar a caverna em formato de crocodilo. Não entre na caverna! Cavernas são perigosas! Cuidado com os morcegos! Caminhe pela praia até avistar uma rocha quadrada e cinzenta. Cave fundo debaixo da rocha para encontrar o tesouro”

    – Cract! Está ali! Esta ali! – gritou o papagaio Paco, bem empolgado.

    Robinho e Sara cavaram fundo para encontrar um espelho. Ao se olharem no espelho, eles viram Seus rostos felizes e empolgados e aprenderam que o tesouro era a sua própria felicidade!

Autor desconhecido

 

Questões

1)   Qual é o título do texto?

R:

 

2)   Quais são os personagens da história?

R:

 

3)   Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4)   O que as crianças estavam procurando?

R:

 

5)   O que eles acharam na praia?

R:

 

6)  Procure no dicionário, o significado, das palavras que estão destacadas no texto:

R: 

 

7)   Faça uma ilustração da história:

 

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: