Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o mão-pelada. Ele foi flagrado se alimentando à luz do dia! Vamos saber mais a respeito desse fato raro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP05, EF15LP07, EF15LP09 e EF15LP15.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O mão-pelada – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O mão-pelada – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O mão-pelada – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Único guaxinim brasileiro, mão-pelada é flagrado se alimentando à luz do dia
Avistamento evidencia como equilíbrio natural garante sustento e abrigo para diferentes espécies.
Enquanto remava de canoa havaiana pelo canal entre a Ilha da Cotinga e a Ilha Rasa da Cotinga, em Paranaguá (PR), Christina Guanais teve um encontro raro e inesperado: um mão-pelada (Procyon cancrivorus), único guaxinim que vive no Brasil, foi registrado se alimentando à luz do dia, por volta das 11h30 da manhã.
“Minha primeira impressão foi que era um macaquinho, depois achei que fosse um quati, mas à medida que me aproximei com cuidado, percebi que era o mão-pelada. Ele estava se alimentando e dava para ouvir o barulho de algo sendo roído”, conta Christina, que costuma remar de canoa havaiana pela região e nunca havia visto a espécie ao vivo.
O mão-pelada é o único representante do gênero Procyon nativo da América do Sul e um dos poucos membros da família dos guaxinins presentes no continente.
“Ele é bem exclusivo, da mesma família dos coatis, mas de gênero único. É um carnívoro ligado a áreas úmidas, como manguezais e pântanos, e é bastante arisco, por isso é raro vê-lo durante o dia”, explica Cassiana Baptista Metri, bióloga e coordenadora das pesquisas de fauna de manguezal do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar).
Na maior parte do tempo, a espécie é crepuscular, ou seja, mais ativa no início da manhã e no fim da tarde. Encontrá-la em plena luz do dia é, portanto, um registro inusitado, e revela detalhes importantes sobre seu comportamento e sobre a saúde do ecossistema onde vive.
“O fato de ele ter sido visto se alimentando à luz do dia pode estar relacionado à maré baixa, que facilita o acesso aos caranguejos, e ao isolamento do local, sem barulho de motores ou movimento de pessoas, o que permitiu que o animal se mantivesse tranquilo”, detalha a pesquisadora.
Fernanda Machado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia>.
Publicado em: 16 de setembro de 2025. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Qual o gênero do texto lido?
Questão 2 – Em “Avistamento evidencia como equilíbrio natural garante sustento e abrigo para diferentes espécies.”, o texto refere-se ao avistamento de um:
( ) quati.
( ) mão-pelada.
( ) macaquinho.
Questão 3 – Conforme o texto, quem avistou? Onde avistou?
Questão 4 – Na passagem “[…] foi registrado se alimentando à luz do dia, por volta das 11h30 da manhã.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Grife a seguir o vocábulo que indica a soma de fatos:
“O mão-pelada é o único representante do gênero Procyon nativo da América do Sul e um dos poucos membros da família dos guaxinins presentes no continente.”
Questão 6 – Segundo a pesquisadora citada no texto, “é raro ver o mão-pelada durante o dia” porque ele:
( ) “é bem exclusivo”.
( ) “é bastante arisco”.
( ) “é um carnívoro ligado a áreas úmidas”.
Questão 7 – De acordo com o texto, o registro do mão-pelada em plena luz do dia é “inusitado”. Informe o motivo:
Questão 8 – Identifique os fatores que, na visão da pesquisadora, podem explicar o avistamento do mão-pelada à luz do dia:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






