Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o lixo na praia. Vamos nos informar melhor a respeito das consequências do ato de jogar lixo na praia? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O lixo na praia – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O lixo na praia – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O lixo na praia – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que não devemos jogar lixo na praia?
Palitos de picolé, latas, tampinhas de refrigerantes, copos, embalagens de biscoitos, canudos, garrafas, restos de comida, pregos, arames e outros materiais. Já reconheceu todo esse lixo? Pois é, a lista é grande e a maior parte pode ser encontrada na areia da praia.
De onde vem tanto lixo? Da próxima vez que você for à praia, deixe suas brincadeiras de lado por um instante e observe: alguém chupando picolé, tomando refrigerante, comendo biscoitos e, para sua surpresa, jogando as embalagens desses produtos na areia. Que horror, hein?!
Será que as pessoas fazem isso porque sabem que o lixeiro vai passar recolhendo tudo no fim do dia? Pode ser, mas nem sempre isso resolve o problema. Aquele arame ou algum pedaço de vidro de garrafa que quebrou e foi enterrado na areia pode ferir alguém que esteja jogando bola, construindo um castelo ou, simplesmente, caminhando pela praia. Os restos de comida atraem pombos, moscas e até ratos, animais que podem transmitir uma série de doenças. A maré também pode subir e levar todo esse lixo para o mar, trazê-lo de volta para areia com o vaivém das ondas e até levá-lo para outras praias.
Mas um dos piores problemas do lixo deixado nas areias acontece justamente quando as ondas não o devolvem à terra firme e ele vai parar em alto-mar. Milhares de animais como tartarugas, golfinhos e gaivotas podem pensar que o lixo flutuante é comida e engoli-lo. Isso costuma matar muitos bichos!
Então, que tal fazer sua parte? Cada um deve ter a consciência de que é responsável pelo lixo que produz. Não deixe na areia o palito de picolé, o saco do biscoito que comeu e todas as outras embalagens dos produtos que consumir. Recolha-os antes de ir embora da praia e jogue-os em uma lixeira. Espalhe esse hábito por aí e mãos à obra. Afinal, praia limpa é a minha, a sua, a nossa praia!
Fábio Vieira de Araujo.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 255.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_255.pdf>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Pois é, a lista é grande e a maior parte pode ser encontrada na areia da praia.”, o texto refere-se à lista de:
Questão 2 – Em “Pode ser, mas nem sempre isso resolve o problema.”, o termo grifado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 3 – Identifique o trecho que contém uma opinião do autor:
( ) “De onde vem tanto lixo?”
( ) “Que horror, hein?!”
( ) “Isso costuma matar muitos bichos!”
Questão 4 – Observe:
“Os restos de comida atraem pombos, moscas e até ratos, animais que podem transmitir uma série de doenças.”,
O vocábulo destacado indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 5 – Grife a seguir as palavras usadas para retomar “o lixo deixado nas areias”:
“Mas um dos piores problemas do lixo deixado nas areias acontece justamente quando as ondas não o devolvem à terra firme e ele vai parar em alto-mar.”
Questão 6 – No segmento “Milhares de animais como tartarugas, golfinhos e gaivotas podem pensar que o lixo flutuante é comida e engoli-lo.”, o vocábulo “como”:
( ) aponta causas.
( ) introduz exemplos.
( ) inicia uma comparação.
Questão 7 – Releia o último parágrafo. Nessa parte do texto, o autor:
( ) dá ordens.
( ) faz advertências.
( ) busca conscientizar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.