Início Atividades Interpretação de texto: O lixo na praia – 5º ano

Interpretação de texto: O lixo na praia – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o lixo na praia. Vamos nos informar melhor a respeito das consequências do ato de jogar lixo na praia? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Por que não devemos jogar lixo na praia?

    Palitos de picolé, latas, tampinhas de refrigerantes, copos, embalagens de biscoitos, canudos, garrafas, restos de comida, pregos, arames e outros materiais. Já reconheceu todo esse lixo? Pois é, a lista é grande e a maior parte pode ser encontrada na areia da praia.

    De onde vem tanto lixo? Da próxima vez que você for à praia, deixe suas brincadeiras de lado por um instante e observe: alguém chupando picolé, tomando refrigerante, comendo biscoitos e, para sua surpresa, jogando as embalagens desses produtos na areia. Que horror, hein?!

    Será que as pessoas fazem isso porque sabem que o lixeiro vai passar recolhendo tudo no fim do dia? Pode ser, mas nem sempre isso resolve o problema. Aquele arame ou algum pedaço de vidro de garrafa que quebrou e foi enterrado na areia pode ferir alguém que esteja jogando bola, construindo um castelo ou, simplesmente, caminhando pela praia. Os restos de comida atraem pombos, moscas e até ratos, animais que podem transmitir uma série de doenças. A maré também pode subir e levar todo esse lixo para o mar, trazê-lo de volta para areia com o vaivém das ondas e até levá-lo para outras praias.

    Mas um dos piores problemas do lixo deixado nas areias acontece justamente quando as ondas não o devolvem à terra firme e ele vai parar em alto-mar. Milhares de animais como tartarugas, golfinhos e gaivotas podem pensar que o lixo flutuante é comida e engoli-lo. Isso costuma matar muitos bichos!

    Então, que tal fazer sua parte? Cada um deve ter a consciência de que é responsável pelo lixo que produz. Não deixe na areia o palito de picolé, o saco do biscoito que comeu e todas as outras embalagens dos produtos que consumir. Recolha-os antes de ir embora da praia e jogue-os em uma lixeira. Espalhe esse hábito por aí e mãos à obra. Afinal, praia limpa é a minha, a sua, a nossa praia!

 

Fábio Vieira de Araujo.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 255.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_255.pdf>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Pois é, a lista é grande e a maior parte pode ser encontrada na areia da praia.”, o texto refere-se à lista de:

 

 

Questão 2 – Em “Pode ser, mas nem sempre isso resolve o problema.”, o termo grifado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Identifique o trecho que contém uma opinião do autor:

(     ) “De onde vem tanto lixo?”

(     ) “Que horror, hein?!”

(     ) “Isso costuma matar muitos bichos!”

 

Questão 4 – Observe:

 

“Os restos de comida atraem pombos, moscas e até ratos, animais que podem transmitir uma série de doenças.”,

 

O vocábulo destacado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Grife a seguir as palavras usadas para retomar “o lixo deixado nas areias”:

 

“Mas um dos piores problemas do lixo deixado nas areias acontece justamente quando as ondas não o devolvem à terra firme e ele vai parar em alto-mar.”

 

Questão 6 – No segmento “Milhares de animais como tartarugas, golfinhos e gaivotas podem pensar que o lixo flutuante é comida e engoli-lo.”, o vocábulo “como”:

(     ) aponta causas.

(     ) introduz exemplos.

(     ) inicia uma comparação.

 

Questão 7 – Releia o último parágrafo. Nessa parte do texto, o autor:

(     ) dá ordens.

(     ) faz advertências.

(     ) busca conscientizar.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário