Início Série5º ano Interpretação de texto: O leão e o javali – 5º ano

Interpretação de texto: O leão e o javali – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o leão e o javali. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro. O que aconteceu a partir daí? Descubra, lendo a fábula! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP06, EF35LP01, EF35LP04, EF35LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O leão e o javali

    Num dia muito quente, um leão e um javali chegaram juntos a um poço. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro.

    Nenhum cedia a vez ao outro. Já iriam se atracar para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.

    — Olhe lá! — disse o leão. — Aqueles urubus estão com fome e esperam para ver qual de nós dois será derrotado.

    — Então, é melhor fazermos as pazes! — respondeu o javali. — Prefiro ser seu amigo a ser comida de urubus.

    Diante de um perigo maior, é melhor esquecer as pequenas rivalidades.

Disponível em: <https://dominiopublico.mec.gov.br/download/texto/me001614.pdf>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto lido é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – A história acontece porque:

(     ) o leão e o javali começaram a discutir.

(     ) o leão e o javali estavam com muita sede.

(     ) o leão e o javali chegaram juntos ao poço.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro.”, o vocábulo “para”:

(     ) aponta um destino.

(     ) indica uma direção.

(     ) introduz uma finalidade.

 

Questão 4 – Releia:

“Já iriam se atracar para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Em “— Olhe lá!”, o travessão marca o início da fala:

(     ) do leão.

(     ) do javali.

(     ) de um dos urubus.

 

Questão 6 – No segmento “— Aqueles urubus estão com fome e esperam para ver qual de nós dois será derrotado.”, o termo destacado assinala:

(     ) fatos que se somam na história.

(     ) fatos que se alternam na história.

(     ) fatos que se contrastam na história.

 

Questão 7 – Na história, o javali propôs ao leão que fizessem as pazes. Identifique o motivo:

(     ) O leão viu muitos urubus voando sobre eles.

(     ) O javali preferia ser amigo do leão a ser comido pelos urubus.

(     ) Nenhum dos dois queria ceder a vez de beber água primeiro ao outro.

 

Questão 8 – Observe:

“Diante de um perigo maior, é melhor esquecer as pequenas rivalidades.”

Como se chama essa parte do texto?

 

Questão 9 – A parte acima explicita o objetivo do texto de:

(     ) fazer uma crítica.

(     ) dar uma orientação.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário