Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o leão e o javali. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro. O que aconteceu a partir daí? Descubra, lendo a fábula! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP06, EF35LP01, EF35LP04, EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O leão e o javali – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O leão e o javali – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O leão e o javali – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O leão e o javali
Num dia muito quente, um leão e um javali chegaram juntos a um poço. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro.
Nenhum cedia a vez ao outro. Já iriam se atracar para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.
— Olhe lá! — disse o leão. — Aqueles urubus estão com fome e esperam para ver qual de nós dois será derrotado.
— Então, é melhor fazermos as pazes! — respondeu o javali. — Prefiro ser seu amigo a ser comida de urubus.
Diante de um perigo maior, é melhor esquecer as pequenas rivalidades.
Disponível em: <https://dominiopublico.mec.gov.br/download/texto/me001614.pdf>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto lido é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma notícia.
Questão 2 – A história acontece porque:
( ) o leão e o javali começaram a discutir.
( ) o leão e o javali estavam com muita sede.
( ) o leão e o javali chegaram juntos ao poço.
Questão 3 – Na passagem “[…] e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro.”, o vocábulo “para”:
( ) aponta um destino.
( ) indica uma direção.
( ) introduz uma finalidade.
Questão 4 – Releia:
“Já iriam se atracar para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Em “— Olhe lá!”, o travessão marca o início da fala:
( ) do leão.
( ) do javali.
( ) de um dos urubus.
Questão 6 – No segmento “— Aqueles urubus estão com fome e esperam para ver qual de nós dois será derrotado.”, o termo destacado assinala:
( ) fatos que se somam na história.
( ) fatos que se alternam na história.
( ) fatos que se contrastam na história.
Questão 7 – Na história, o javali propôs ao leão que fizessem as pazes. Identifique o motivo:
( ) O leão viu muitos urubus voando sobre eles.
( ) O javali preferia ser amigo do leão a ser comido pelos urubus.
( ) Nenhum dos dois queria ceder a vez de beber água primeiro ao outro.
Questão 8 – Observe:
“Diante de um perigo maior, é melhor esquecer as pequenas rivalidades.”
Como se chama essa parte do texto?
Questão 9 – A parte acima explicita o objetivo do texto de:
( ) fazer uma crítica.
( ) dar uma orientação.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






