Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o leão e o esquilo. Fazia muito calor e o leão decidiu procurar um lugar fresco onde pudesse descansar. […] De repente, um esquilo saiu de uma moita próxima e, imprudentemente, passou por debaixo das barbas do rei das selvas. O que aconteceu a partir daí, hein? Qual terá sido a reação do leão? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O Leão e o Esquilo – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O Leão e o Esquilo – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O Leão e o Esquilo – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O Leão e o Esquilo
Fazia muito calor e o leão decidiu procurar um lugar fresco onde pudesse descansar. Ali, esticou e agitou sua cauda preguiçosamente, enquanto o tempo passava. De repente, um esquilo saiu de uma moita próxima e, imprudentemente, passou por debaixo das barbas do rei das selvas. O leão sentiu vontade de brincar com o esquilo e começou a persegui-lo. O pobre animalzinho pensou que o leão quisesse comê-lo. Tremendo da cabeça ao rabo, suplicou que lhe poupasse a vida.
— Se me soltar, bom leão, prometo ajudá-lo a lutar contra seus inimigos. — disse o esquilo morto de medo.
— Ah! ah! ah! Que ajuda você pode me dar, bichinho insignificante? Vá embora depressa antes que eu perca a paciência! — respondeu o leão menosprezando-o.
O tempo passou. Um dia, o orgulhoso rei das selvas caiu numa armadilha feita por caçadores. Debateu-se muito, tentando corajosamente livrar-se da rede, mas nada conseguiu. Então apareceu o esquilo que, pacientemente, começou a roer a rede com seus dentinhos afiados. Dessa maneira conseguiu libertar o leão.
Arrependido pelo desprezo com que tratava o animalzinho, desculpou-se com ele.
— Perdoe-me, esquilo. Agora compreendo que todos os animais, por menores que sejam, merecem o maior respeito. Prometo que nunca mais voltarei a rir de você. — disse o leão.
— Não se preocupe, bom amigo. Sábio é aquele que reconhece a tempo os seus erros. — respondeu o esquilo.
Daquele momento em diante, os dois tornaram-se amigos inseparáveis e puderam, juntos, enfrentar os perigos da selva.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2001-02-08/o-leao-e-o-esquilo.htm>.
Questões
Questão 1 – O texto “O Leão e o Esquilo” é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma crônica.
Questão 2 – Sublinhe os verbos que indicam as ações do leão no lugar de descanso:
“Ali, esticou e agitou sua cauda preguiçosamente, enquanto o tempo passava.”
Questão 3 – No trecho “[…] passou por debaixo das barbas do rei das selvas.”, a parte destacada desempenha a função de:
( ) retomar o leão.
( ) apresentar o leão.
( ) caracterizar o leão.
Questão 4 – Em “Que ajuda você pode me dar, bichinho insignificante?”, o leão usou a expressão grifada para se dirigir com menosprezo ao esquilo. Por isso, essa expressão funciona:
( ) como sujeito.
( ) como aposto.
( ) como vocativo.
Questão 5 – Na passagem “Debateu-se muito, tentando corajosamente livrar-se da rede, mas nada conseguiu.”, o termo “mas” introduz:
( ) o fato que soma ao anterior.
( ) o fato que conclui o anterior.
( ) o fato que se contrasta com o anterior.
Questão 6 – No período “Então apareceu o esquilo que, pacientemente, começou a roer a rede com seus dentinhos afiados.”, o vocábulo destacado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – O clímax da história aconteceu quando:
( ) o leão começou a perseguir o esquilo.
( ) o esquilo conseguiu salvar o leão da armadilha.
( ) o leão caiu em uma armadilha e não conseguiu sair de lá.
Questão 8 – O ponto de vista “Sábio é aquele que reconhece a tempo os seus erros.” é:
( ) do leão.
( ) do esquilo.
( ) do narrador.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.