Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gralhão. Empoleirada em galhos altos, a ave emite um som alarmante ao detectar uma ameaça; a espécie também fiscaliza o ninho. Vamos conhecer melhor o galhão? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O gralhão – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O gralhão – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O gralhão – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Gralhão fica de “sentinela” para defender o grupo de ameaças
Empoleirada em galhos altos, a ave emite um som alarmante ao detectar uma ameaça; a espécie também fiscaliza o ninho.
Com até 61 centímetros e cerca de 600 gramas, o gralhão, também conhecido por cancão e caracará-preto, ocorre na Amazônia brasileira, no Piauí e, em direção sul, até o Paraná.
Menores que as fêmeas, os machos apresentam plumagem preta, ventre branco e tarsos avermelhados. A dieta é composta por frutas, cupins, sementes, abelhas e marimbondos.
Quando se trata de lealdade, o gralhão se destaca: encontrado aos pares ou em grupos de até sete indivíduos, tem o costume de proteger os colegas enquanto buscam alimento. Empoleirado em locais elevados, fica atento a qualquer aproximação e, ao sentir-se ameaçado, emite um sinal para que o restante do grupo fuja.
Comum nas bordas de florestas, próximo de grandes rios, ele também pode ser encontrado do México ao Equador e no Peru.
No período reprodutivo, o gralhão fica extremamente agressivo para defender o ninho de predadores e de outros indivíduos da espécie. A estrutura recebe até três ovos de cor branca ou camurça.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Gralhão fica de ‘sentinela” para defender o grupo de ameaças”
O que significa dizer que o gralhão “fica de sentinela”?
Questão 2 – Sublinhe a seguir a expressão que retoma o “galhão”:
“[…] a ave emite um som alarmante ao detectar uma ameaça […]”
Questão 3 – O trecho “Com até 61 centímetros e cerca de 600 gramas […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – No segmento “Menores que as fêmeas […]”, o texto:
( ) dá um exemplo.
( ) faz uma correção.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 5 – Na passagem “A dieta é composta por frutas, cupins, sementes, abelhas e marimbondos.”, o termo “e” indica:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 6 – Na parte “[…] tem o costume de proteger os colegas […]”, o texto revela:
( ) um fato habitual na vida do gralhão.
( ) um fato efêmero na vida do gralhão.
( ) um fato ocasional na vida do gralhão.
Questão 7 – Em “[…] ao sentir-se ameaçado, emite um sinal para que o restante do grupo fuja.”, a parte destacada exprime:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 8 – Observe:
“No período reprodutivo, o gralhão fica extremamente agressivo para defender o ninho de predadores e de outros indivíduos da espécie.”
O vocábulo grifado foi usado para:
( ) intensificar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.