Início Série5º ano Interpretação de texto: O genial Albert Einstein – 5º ano

Interpretação de texto: O genial Albert Einstein – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Albert Einstein. Vamos conhecer a história desse grande gênio? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O genial Albert Einstein

    Poucos cientistas são tão facilmente reconhecíveis quanto Albert Einstein. Quem vê o seu retrato, de cabeleira branca desgrenhada e língua para fora, pode até não saber o que ele fez, mas já sabe que se trata de um dos maiores gênios de todos os tempos.

    O físico nasceu em 14 de março de 1879 em Ulm, na Alemanha, filho dos judeus Pauline e Hermann. Quando era pequenino, causou preocupação em seus pais. Primeiro, porque tinha a cabeça maior do que a dos outros bebês. Depois, porque demorou a falar: só aos três anos, pronunciou suas primeiras palavras.

    Mas logo mostrou a que veio – curioso, questionador, dono de uma inteligência brilhante, chegava a irritar os professores com suas perguntas sem fim. Sua sede de saber era tanta que ele lia, por conta própria, livros de ciência e filosofia que pegava emprestado de um amigo da família. Com um tio, brincava de desafios matemáticos nos jantares em família.

    Aos 16 anos, Albert Einstein mudou-se para a Suíça para estudar Física. Após formar-se na Escola Politécnica Federal Suíça, passou algum tempo procurando emprego, até tornar-se professor temporário em uma escola técnica na cidade de Winterthur.

    Em 1902, já na cidade de Berna, Einstein foi contratado por um escritório de patentes – um lugar onde inventores levam as engenhocas que criam para registrá-las e confirmar sua utilidade e originalidade. O trabalho era essencialmente burocrático, mas, para ele, isso significava tempo e tranquilidade para prosseguir com o seu doutoramento, iniciado alguns meses antes.

    Em 1905, Einstein viveu um ano muito produtivo, que ficou conhecido como o Ano Miraculoso. Além de ter concluído seu Doutorado, publicou quatro trabalhos revolucionários, que o tornaram mundialmente conhecido. Um deles, por sinal, o fez ganhar o Prêmio Nobel de Física, em 1921.

    E pensar que ele fez tudo isso com apenas 26 anos!

    Dez anos depois do Ano Miraculoso, Einstein criou a Teoria da Relatividade Geral, que foi comprovada em 1919, com as fotos obtidas durante o Eclipse de Sobral.

    […]

    Einstein morreu em 18 de abril de 1955, mas será lembrado para sempre por suas ideias revolucionárias, seu espírito pacifista e sua alma de criança, curiosa e brincalhona.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

Questões

Questão 1 – Em “O físico nasceu em 14 de março de 1879 em Ulm, na Alemanha, filho dos judeus Pauline e Hermann.”, a que físico o texto se refere?

 

 

Questão 2 – De acordo com o texto, Albert Einstein “causou preocupação em seus pais”, quando era bem pequeno. Transcreva os motivos dessa preocupação.

 

 

Questão 3 – Na passagem “Sua sede de saber era tanta que ele lia, por conta própria, livros de ciência e filosofia […]”, o vocábulo grifado introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 4 – O trecho “Com um tio, brincava de desafios matemáticos nos jantares em família.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Na parte “[…] Einstein foi contratado por um escritório de patentes – um lugar onde inventores levam as engenhocas que criam para registrá-las […]”, o travessão indica:

(     ) uma correção.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 6 – O ponto de exclamação foi usado depois da frase, “E pensar que ele fez tudo isso com apenas 26 anos!”, para expressar em relação ao fato o sentimento de:

 

 

Questão 7 – Segundo o texto, Albert Einstein criou a “Teoria da Relatividade Geral” no ano de:

 

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto “O genial Albert Einstein” é:

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

(     ) um artigo de divulgação científica.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário