Início Série5º ano Interpretação de texto: O gato embusteiro – 5º ano

Interpretação de texto: O gato embusteiro – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o gato embusteiro. Vamos conhecer a história desse gato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O gato embusteiro

    O dono da fazenda estava desesperado e com razão! Dezenas de ratos acampavam por ali, e saqueavam a despensa à vontade! Era raro o dia em que os alimentos amanheciam intactos e sem serem corroídos.

    O bom homem experimentou todos os métodos utilizados contra ratos, mas nenhum deles deu resultado. Por fim, já disposto a vender a fazenda, recorreu aos serviços do gato.

    — Se você exterminar os ratos, eu lhe darei de comer de vez em quando. — prometeu-lhe ele.

    Isso não satisfez muito o gato que, ambicioso como era, aspirava a algo melhor. Por isso, preferiu fazer um pacto com os ratos. Eles poderiam continuar a viver à grande, desde que lhe trouxessem metade de suas pilhagens.

    — Como é natural, desejo comer alimentos de primeiríssima qualidade. — disse-lhes.

    Os ratos concordaram, encantados, e o gato começou também a viver fartamente. O gato estava muito confiante em seu plano, até que o dono do sítio, cansado de ser roubado, arranjou um feroz canzarrão. Num piscar de olhos, a fera deu conta dos ratos e do gato preguiçoso também.

    Ah! Se o gato tivesse aceitado a oferta do dono da fazenda!

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-02-23/o-gato-embusteiro.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Segundo o narrador, o gato era embusteiro. Em outras palavras, ele era:

(     ) esperto.

(     ) corajoso.

(     ) trapaceiro.

 

Questão 2 – Na passagem “Dezenas de ratos acampavam por ali, e saqueavam a despensa à vontade!”, o narrador revela:

(     ) o motivo do desespero do dono da fazenda.

(     ) a finalidade do desespero do dono da fazenda.

(     ) a consequência do desespero do dono da fazenda.

 

Questão 3 – Releia este trecho:

 “O bom homem experimentou todos os métodos utilizados contra ratos, mas nenhum deles deu resultado.”

O fato grifado:

(     ) conclui outro.

(     ) soma-se a outro.

(     ) contrasta-se com outro.

 

Questão 4 – De acordo com a história, o gato “preferiu fazer um pacto com os ratos”, pois:

(     ) o dono da fazenda estava disposto a vender a propriedade.

(     ) desejava algo melhor do que o prometido pelo dono da fazenda.

(     ) queria que os ratos continuassem a se fartar da comida da fazenda.

 

Questão 5 – Em “— Como é natural, desejo comer alimentos de primeiríssima qualidade. —disse-lhes.”, o vocábulo “Como” introduz:

(     ) causa.

(     ) comparação.

(     ) conformidade.

 

Questão 6 – No segmento “Os ratos concordaram, encantados, e o gato começou também a viver fartamente.”, o termo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – No fragmento “Num piscar de olhos, a fera deu conta dos ratos e do gato preguiçoso também.”, a expressão sublinhada:

(     ) chama “um feroz canzarrão”.

(     ) retoma “um feroz canzarrão”.

(     ) apresenta “um feroz canzarrão”.

 

Questão 8 – O comentário “Ah! Se o gato tivesse aceitado a oferta do dono da fazenda!” é:

(     ) do fazendeiro.

(     ) de um dos ratos.

(     ) do narrador da história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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