Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o gato embusteiro. Vamos conhecer a história desse gato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia:
O gato embusteiro
O dono da fazenda estava desesperado e com razão! Dezenas de ratos acampavam por ali, e saqueavam a despensa à vontade! Era raro o dia em que os alimentos amanheciam intactos e sem serem corroídos.
O bom homem experimentou todos os métodos utilizados contra ratos, mas nenhum deles deu resultado. Por fim, já disposto a vender a fazenda, recorreu aos serviços do gato.
— Se você exterminar os ratos, eu lhe darei de comer de vez em quando. — prometeu-lhe ele.
Isso não satisfez muito o gato que, ambicioso como era, aspirava a algo melhor. Por isso, preferiu fazer um pacto com os ratos. Eles poderiam continuar a viver à grande, desde que lhe trouxessem metade de suas pilhagens.
— Como é natural, desejo comer alimentos de primeiríssima qualidade. — disse-lhes.
Os ratos concordaram, encantados, e o gato começou também a viver fartamente. O gato estava muito confiante em seu plano, até que o dono do sítio, cansado de ser roubado, arranjou um feroz canzarrão. Num piscar de olhos, a fera deu conta dos ratos e do gato preguiçoso também.
Ah! Se o gato tivesse aceitado a oferta do dono da fazenda!
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-02-23/o-gato-embusteiro.htm>.
Questões
Questão 1 – Segundo o narrador, o gato era embusteiro. Em outras palavras, ele era:
( ) esperto.
( ) corajoso.
( ) trapaceiro.
Questão 2 – Na passagem “Dezenas de ratos acampavam por ali, e saqueavam a despensa à vontade!”, o narrador revela:
( ) o motivo do desespero do dono da fazenda.
( ) a finalidade do desespero do dono da fazenda.
( ) a consequência do desespero do dono da fazenda.
Questão 3 – Releia este trecho:
“O bom homem experimentou todos os métodos utilizados contra ratos, mas nenhum deles deu resultado.”
O fato grifado:
( ) conclui outro.
( ) soma-se a outro.
( ) contrasta-se com outro.
Questão 4 – De acordo com a história, o gato “preferiu fazer um pacto com os ratos”, pois:
( ) o dono da fazenda estava disposto a vender a propriedade.
( ) desejava algo melhor do que o prometido pelo dono da fazenda.
( ) queria que os ratos continuassem a se fartar da comida da fazenda.
Questão 5 – Em “— Como é natural, desejo comer alimentos de primeiríssima qualidade. —disse-lhes.”, o vocábulo “Como” introduz:
( ) causa.
( ) comparação.
( ) conformidade.
Questão 6 – No segmento “Os ratos concordaram, encantados, e o gato começou também a viver fartamente.”, o termo destacado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No fragmento “Num piscar de olhos, a fera deu conta dos ratos e do gato preguiçoso também.”, a expressão sublinhada:
( ) chama “um feroz canzarrão”.
( ) retoma “um feroz canzarrão”.
( ) apresenta “um feroz canzarrão”.
Questão 8 – O comentário “Ah! Se o gato tivesse aceitado a oferta do dono da fazenda!” é:
( ) do fazendeiro.
( ) de um dos ratos.
( ) do narrador da história.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.