Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: O gato e os ratos.
Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O gato e os ratos – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O gato e os ratos – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O gato e os ratos – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O gato e os ratos
Marilyn apareceu na cozinha e miou na orelha do Elvis:
– Eu vi ratos na leiteria!
– O quê? – exclamou Elvis. – Não é possível!
Com passos de veludo, o gato entrou na leiteria e só ouviu um pote de leite tremer sobre a mesa. Elvis pulou perto do pote e descobriu dois ratinhos, que ficaram paralisados de medo.
– Não nos coma! – pediu Zita. – Precisamos curar a horrível tosse do papai.
– Nós temos mel! – continuou Zara.
– Mas precisamos de leite quente.
– Não vou comer vocês – disse Elvis.
– Sou vegetariano, igual ao meu dono. Mas não quero ninguém mexendo no meu leite!
– Mas, talvez, no natal você abra uma exceção! – disse Zara. Elvis ficou com pena e, por isso, carregou os ratinhos nas costas, um potinho de leite fresco na boca e foi até o papai rato.
– Feliz Natal! – gritaram Zita e Zara.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Marilyn apareceu na cozinha e miou na orelha do Elvis. O que ela falou?
R.
3) Com passos de veludo, o gato entrou na leiteria, o que ele viu?
R.
4) Elvis pulou perto do pote. O que ele descobriu?
R.
5) O que Zita pediu para o Elvis?
R.
6) Para que Zita queria o leite?
R.
7) Por que o Elvis disse que não iria comer os ratinhos?
R.
8) Elvis abriu uma exceção?
R.
Por Hélia Higa.