Interpretação de texto: O flamingo avarento – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o flamingo avarento. Nunca naquela região se tinha visto um flamingo tão avarento. Vamos conhecer a história dele? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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O flamingo avarento

    Nunca naquela região se tinha visto um flamingo tão avarento. Havia encontrado, há algum tempo atrás, um tesouro escondido, que era suficiente para lhe garantir o futuro. Mesmo assim, não parava de trabalhar. Não o fazia para contribuir com a comunidade, mas por ganância, para acumular cada vez maiores riquezas. Todos os dias, saía de casa ao nascer do sol e só retornava tarde da noite. E isso porque não o deixavam trabalhar à noite.

    — Devemos ter prudência e trabalhar o máximo possível, porque o futuro é incerto. — dizia ele para se justificar.

    — Mas de quanto dinheiro necessita esse flamingo? — interrogava-se o pelicano.

    — Olhem para ele. — apontava a lebre. Usa este mesmo traje há muitos anos. E tudo para poupar, já viram?

    Efetivamente, além de ser um incansável acumulador de riquezas, o flamingo era incapaz de gastar um centavo. O seu aspecto, o mais deprimente possível, causava pena e ao mesmo tempo desprezo aos seus conhecidos.

    Um dia o flamingo, que além de tudo alimentava-se muito mal, acordou com dor de estômago e não pôde ir trabalhar.

    — Que tristeza! — exclamou, receando pelo seu futuro. Não posso ir trabalhar! Bom… nada de chamar o médico. Cobra muito caro pelas visitas e logo em seguida há os remédios… Vou esperar mais um pouco. Com certeza, a dor logo passa…

    O tempo passou e o flamingo avarento ficou cada vez pior. Quando, finalmente desesperado, resolveu chamar o doutor, já era muito tarde. A doença havia progredido muito e não havia mais remédio.

    Então o flamingo compreendeu que a avareza o tinha prejudicado. A riqueza só tem valor se a soubermos utilizar.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-17/o-flamingo-avarento.htm>.
(Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Segundo a história, o flamingo “não parava de trabalhar” para:

(     ) “garantir o futuro”.

(     ) “contribuir com a comunidade”.

(     ) “acumular cada vez maiores riquezas”.

 

Questão 2 – Na passagem “Todos os dias, saía de casa ao nascer do sol e só retornava tarde da noite.”, o narrador revela fatos da rotina do flamingo que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 3 – No segmento “O seu aspecto, o mais deprimente possível, causava pena e ao mesmo tempo desprezo aos seus conhecidos.”, o narrador refere-se ao aspecto:

(     ) do pelicano.

(     ) da lebre.

(     ) do flamingo.

 

Questão 4 – Em “— Que tristeza! — exclamou, receando pelo seu futuro.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “lutando”.

(     ) “rezando”.

(     ) “temendo”.

 

Questão 5 – Na parte “Quando, finalmente desesperado, resolveu chamar o doutor, já era muito tarde.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Observe:

 “Então o flamingo compreendeu que a avareza o tinha prejudicado.”

Esse trecho é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 7 – Identifique o fragmento que contém uma opinião do narrador:

(     ) “[…] o flamingo era incapaz de gastar um centavo.”

(     ) “Cobra muito caro pelas visitas e logo em seguida há os remédios…”

(     ) “A riqueza só tem valor se a soubermos utilizar.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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