Início Série6º ano Interpretação de texto: O dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono – 6º ano

Interpretação de texto: O dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre “o dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono”.  Todo mundo sabe que o rei da selva é o leão. Mas nem sempre foi assim. Vamos saber mais a respeito dessa história? Então, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                               DATA:

PROF:                                                                                     TURMA:

NOME:

Leia:

O dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono

    Todo mundo sabe que o rei da selva é o leão. Mas nem sempre foi assim. Reza a lenda de que a águia, soberana no céu, quis um dia fazer o seu reinado também na terra e desafiou sua majestade, o Rei Leão.

    Tudo começou por causa de uma prosa, uma conversa que a águia teve com o abutre. Ele perguntou se ela nunca havia pensado em ser rei na terra um dia. Afinal, as criaturas aladas poderiam muito bem dominar lá do alto o solo, facilmente. Além disso, a águia também tem sua realeza, é altiva e esperta.

    A águia gostou da ideia. O que ela não contava é que existia um macaco que ouvia tudo o que as aves conversavam e resolveu contar para sua majestade, o Rei Leão, o que estava acontecendo.

    No caminho para o encontro com o rei, o macaco encontrou com o morcego, que, apesar de não estar do lado do ninguém, resolveu contar que os animais que voavam já estavam preparados para atacar a terra. Isso causou um grande rebuliço na selva, os animais se organizaram na savana para a defesa do reino. Até o chacal se ofereceu para carregar a bandeira do Rei Leão usando seu longo rabo.

    O morcego, se sentindo deslocado, sem reino para defender, foi chorar as suas mágoas com a abelha, sua amiga de voo. Sensibilizada com as reclamações do morcego, ela resolveu comprar a briga. Voou até o campo de batalha e deu uma bela picada no rabo do chacal, que deixou a bandeira cair no chão.

    O Rei Leão, que observava de longe, pronto para enfrentar o inimigo, quando viu a bandeira cair, pensou que a guerra estava perdida. Ele se perguntava como isso poderia ter acontecido, já que há criaturas da terra bem maiores e mais fortes.

    Cansado de guerrear, o Rei Leão resolveu apelar para a conversa e mandou um recado para a águia. Era uma carta de paz, que aconselhava a águia a pensar bem se que queria mesmo reinar sobre o céu e a terra. Afinal, aves são animais pequenos e, no solo, estão vulneráveis aos outros bichos maiores e famintos.

    O recado foi convincente e a águia resolveu pensar melhor no assunto. Até porque, se a guerra realmente acontecesse, ela não estaria ali para contar a história, muito menos para reinar. Então, resolveu entregar o trono da terra ao seu legítimo dono.

    É por isso que hoje o leão é conhecido mundialmente como o Rei das Selvas.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 213. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

 

Questões

Questão 1 – Em “[…] uma conversa que a águia teve com o abutre.”, o autor conta:

(     ) o fato que motivou a história.

(     ) o fato que encerrou a história.

(     ) o fato que indica o clímax da história.

 

Questão 2 – No período “Ele perguntou se ela nunca havia pensado em ser rei na terra um dia.”, o termo destacado retoma:

(     ) “o Rei Leão”.

(     ) “o abutre”.

(     ) “o macaco”.

 

Questão 3 – Assinale o fato que “causou um grande rebuliço na selva”:

(     ) “o macaco encontrou com o morcego”.

(     ) “os animais se organizaram na savana para a defesa do reino.”

(     ) “os animais que voavam já estavam preparados para atacar a terra.”

 

Questão 4 – Em “Até o chacal se ofereceu para carregar a bandeira do Rei Leão usando seu longo rabo.”, a palavra sublinhada foi empregada para indicar:

(     ) adição.

(     ) ênfase.

(     ) dúvida.

 

Questão 5 – Segundo o narrador, o Rei Leão “pensou que a guerra estava perdida”, quando:

(     ) “observava de longe”.

(     ) “viu a bandeira cair”.

(     ) “se perguntava como isso poderia ter acontecido”.

 

Questão 6 – Na passagem “Cansado de guerrear, o Rei Leão resolveu apelar para a conversa […]”, o verbo “apelar” tem o sentido de:

(     ) “discutir”.

(     ) “recorrer”.

(     ) “implorar”.

 

Questão 7 – Identifique o argumento adotado pelo Rei Leão, na carta de paz, para convencer a águia a desistir de reinar na terra:

R:

 

Questão 8 – No segmento “[…] se a guerra realmente acontecesse, ela não estaria ali para contar a história […]”, o narrador expõe:

(     ) uma condição.

(     ) uma sugestão.

(     ) uma suposição.

 

Questão 9 – Na parte “É por isso que hoje o leão é conhecido mundialmente como o Rei das Selvas.”, o vocábulo grifado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário