Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre “o dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono”. Todo mundo sabe que o rei da selva é o leão. Mas nem sempre foi assim. Vamos saber mais a respeito dessa história? Então, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono
Todo mundo sabe que o rei da selva é o leão. Mas nem sempre foi assim. Reza a lenda de que a águia, soberana no céu, quis um dia fazer o seu reinado também na terra e desafiou sua majestade, o Rei Leão.
Tudo começou por causa de uma prosa, uma conversa que a águia teve com o abutre. Ele perguntou se ela nunca havia pensado em ser rei na terra um dia. Afinal, as criaturas aladas poderiam muito bem dominar lá do alto o solo, facilmente. Além disso, a águia também tem sua realeza, é altiva e esperta.
A águia gostou da ideia. O que ela não contava é que existia um macaco que ouvia tudo o que as aves conversavam e resolveu contar para sua majestade, o Rei Leão, o que estava acontecendo.
No caminho para o encontro com o rei, o macaco encontrou com o morcego, que, apesar de não estar do lado do ninguém, resolveu contar que os animais que voavam já estavam preparados para atacar a terra. Isso causou um grande rebuliço na selva, os animais se organizaram na savana para a defesa do reino. Até o chacal se ofereceu para carregar a bandeira do Rei Leão usando seu longo rabo.
O morcego, se sentindo deslocado, sem reino para defender, foi chorar as suas mágoas com a abelha, sua amiga de voo. Sensibilizada com as reclamações do morcego, ela resolveu comprar a briga. Voou até o campo de batalha e deu uma bela picada no rabo do chacal, que deixou a bandeira cair no chão.
O Rei Leão, que observava de longe, pronto para enfrentar o inimigo, quando viu a bandeira cair, pensou que a guerra estava perdida. Ele se perguntava como isso poderia ter acontecido, já que há criaturas da terra bem maiores e mais fortes.
Cansado de guerrear, o Rei Leão resolveu apelar para a conversa e mandou um recado para a águia. Era uma carta de paz, que aconselhava a águia a pensar bem se que queria mesmo reinar sobre o céu e a terra. Afinal, aves são animais pequenos e, no solo, estão vulneráveis aos outros bichos maiores e famintos.
O recado foi convincente e a águia resolveu pensar melhor no assunto. Até porque, se a guerra realmente acontecesse, ela não estaria ali para contar a história, muito menos para reinar. Então, resolveu entregar o trono da terra ao seu legítimo dono.
É por isso que hoje o leão é conhecido mundialmente como o Rei das Selvas.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 213. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “[…] uma conversa que a águia teve com o abutre.”, o autor conta:
( ) o fato que motivou a história.
( ) o fato que encerrou a história.
( ) o fato que indica o clímax da história.
Questão 2 – No período “Ele perguntou se ela nunca havia pensado em ser rei na terra um dia.”, o termo destacado retoma:
( ) “o Rei Leão”.
( ) “o abutre”.
( ) “o macaco”.
Questão 3 – Assinale o fato que “causou um grande rebuliço na selva”:
( ) “o macaco encontrou com o morcego”.
( ) “os animais se organizaram na savana para a defesa do reino.”
( ) “os animais que voavam já estavam preparados para atacar a terra.”
Questão 4 – Em “Até o chacal se ofereceu para carregar a bandeira do Rei Leão usando seu longo rabo.”, a palavra sublinhada foi empregada para indicar:
( ) adição.
( ) ênfase.
( ) dúvida.
Questão 5 – Segundo o narrador, o Rei Leão “pensou que a guerra estava perdida”, quando:
( ) “observava de longe”.
( ) “viu a bandeira cair”.
( ) “se perguntava como isso poderia ter acontecido”.
Questão 6 – Na passagem “Cansado de guerrear, o Rei Leão resolveu apelar para a conversa […]”, o verbo “apelar” tem o sentido de:
( ) “discutir”.
( ) “recorrer”.
( ) “implorar”.
Questão 7 – Identifique o argumento adotado pelo Rei Leão, na carta de paz, para convencer a águia a desistir de reinar na terra:
R:
Questão 8 – No segmento “[…] se a guerra realmente acontecesse, ela não estaria ali para contar a história […]”, o narrador expõe:
( ) uma condição.
( ) uma sugestão.
( ) uma suposição.
Questão 9 – Na parte “É por isso que hoje o leão é conhecido mundialmente como o Rei das Selvas.”, o vocábulo grifado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.