Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma resenha de O dia em que meu prédio deu no pé. Vamos saber a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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PROF: TURMA:
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Leia:
“O dia em que meu prédio deu no pé”
Em uma carta à neta, um avô relembra os tempos em que nosso país ainda era povoado por prédios e grandes construções – e o que aconteceu à medida que eles foram embora, um por um.
Certo dia, sem o menor aviso ou motivo aparente, um prédio deu no pé. É isso mesmo: de repente, aquele prédio foi embora da cidade onde fora construído e deixou todo mundo ao redor de queixo caído.
E esse foi apenas o primeiro. Depois dele, outras construções começaram a partir sem explicação e sem nem olhar para trás. Até os famosos fizeram o mesmo: o Museu Nacional, a Igreja do Bonfim, o Teatro Amazonas e o Palácio do Planalto foram para bem longe. No lugar, ficavam pessoas desabrigadas e espaços vazios.
Nessa narrativa escrita por Estevão Azevedo, ganhador do prêmio São Paulo de Literatura, e belamente ilustrada por Rômolo D’Hipólito, um avô conta à neta sobre os tempos de concreto, em que todos viviam amontoados em pequenos apartamentos de grandes edifícios, e conta como foi que, de uma hora para outra, o mundo que todos conheciam se tornou algo que nunca poderiam ter imaginado.
Livro indicado para leitores a partir de 6 anos.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>.
Questões
Questão 1 – “O dia em que meu prédio deu no pé” é o nome de:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um programa de tv.
Questão 2 – Na passagem “É isso mesmo […]”, o termo destacado retoma uma informação. Identifique essa informação:
( ) “Certo dia, sem o menor aviso ou motivo aparente, um prédio deu no pé.”
( ) “[…] de repente, aquele prédio foi embora da cidade onde fora construído […]”
( ) “[…] e deixou todo mundo ao redor de queixo caído.”
Questão 3 – Em “Depois dele, outras construções começaram a partir sem explicação e sem nem olhar para trás.”, o texto revela fatos da história do livro, que:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 4 – Releia:
“Até os famosos fizeram o mesmo: o Museu Nacional, a Igreja do Bonfim, o Teatro Amazonas e o Palácio do Planalto foram para bem longe.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Sublinhe a seguir a parte que tem a função de apresentar:
“Nessa narrativa escrita por Estevão Azevedo, ganhador do prêmio São Paulo de Literatura […]”
Questão 6 – Observe:
“[…] e belamente ilustrada por Rômolo D’Hipólito, um avô conta à neta sobre os tempos de concreto, em que todos viviam amontoados em pequenos apartamentos de grandes edifícios […]”
Nesse segmento, há um termo que exprime uma opinião. Assinale-o:
( ) “belamente”.
( ) “pequenos”.
( ) “grandes”.
Questão 7 – No trecho “[…] e conta como foi que, de uma hora para outra, o mundo que todos conheciam se tornou algo que nunca poderiam ter imaginado.”, a palavra “como”:
( ) indica modo.
( ) introduz um exemplo.
( ) estabelece uma comparação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.