Início Série5º ano Interpretação de texto: O dia em que meu prédio deu no pé – 5º ano

Interpretação de texto: O dia em que meu prédio deu no pé – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma resenha de O dia em que meu prédio deu no pé. Vamos saber a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O dia em que meu prédio deu no pé”

Em uma carta à neta, um avô relembra os tempos em que nosso país ainda era povoado por prédios e grandes construções – e o que aconteceu à medida que eles foram embora, um por um.

    Certo dia, sem o menor aviso ou motivo aparente, um prédio deu no pé. É isso mesmo: de repente, aquele prédio foi embora da cidade onde fora construído e deixou todo mundo ao redor de queixo caído.

    E esse foi apenas o primeiro. Depois dele, outras construções começaram a partir sem explicação e sem nem olhar para trás. Até os famosos fizeram o mesmo: o Museu Nacional, a Igreja do Bonfim, o Teatro Amazonas e o Palácio do Planalto foram para bem longe. No lugar, ficavam pessoas desabrigadas e espaços vazios.

    Nessa narrativa escrita por Estevão Azevedo, ganhador do prêmio São Paulo de Literatura, e belamente ilustrada por Rômolo D’Hipólito, um avô conta à neta sobre os tempos de concreto, em que todos viviam amontoados em pequenos apartamentos de grandes edifícios, e conta como foi que, de uma hora para outra, o mundo que todos conheciam se tornou algo que nunca poderiam ter imaginado.

    Livro indicado para leitores a partir de 6 anos.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – “O dia em que meu prédio deu no pé” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um programa de tv.

 

Questão 2 – Na passagem “É isso mesmo […]”, o termo destacado retoma uma informação. Identifique essa informação:

(     ) “Certo dia, sem o menor aviso ou motivo aparente, um prédio deu no pé.”

(     ) “[…] de repente, aquele prédio foi embora da cidade onde fora construído […]”

(     ) “[…] e deixou todo mundo ao redor de queixo caído.”

 

Questão 3 – Em “Depois dele, outras construções começaram a partir sem explicação e sem nem olhar para trás.”, o texto revela fatos da história do livro, que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 4 – Releia:

“Até os famosos fizeram o mesmo: o Museu Nacional, a Igreja do Bonfim, o Teatro Amazonas e o Palácio do Planalto foram para bem longe.”

 Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir a parte que tem a função de apresentar:

“Nessa narrativa escrita por Estevão Azevedo, ganhador do prêmio São Paulo de Literatura […]”

 

Questão 6 – Observe:

“[…] e belamente ilustrada por Rômolo D’Hipólito, um avô conta à neta sobre os tempos de concreto, em que todos viviam amontoados em pequenos apartamentos de grandes edifícios […]”

Nesse segmento, há um termo que exprime uma opinião. Assinale-o:

(     ) “belamente”.

(     ) “pequenos”.

(     ) “grandes”.

 

Questão 7 – No trecho “[…] e conta como foi que, de uma hora para outra, o mundo que todos conheciam se tornou algo que nunca poderiam ter imaginado.”, a palavra “como”:

(     ) indica modo.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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