Interpretação de texto: O cuco – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cuco. Por que ele foi escolhido como o passarinho do relógio? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o interessante texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Por que o cuco foi escolhido como o passarinho do relógio?

    O cuco é uma ave europeia, que vive em várias regiões do mundo. Mede 30 centímetros, tem o peito acinzentado e a parte inferior do corpo coberto com listas brancas e pretas. Ele canta bastante no início da primavera, e o seu nome vem do som de seu canto.

    Segundo uma lenda da região da Floresta Negra, na Alemanha, havia um pássaro muito alegre nas matas, que cantava muito forte e era amigo de todos os outros animais. Protegia filhotes mesmo não sendo dele. Quando pressentia um perigo, o pássaro logo cantava bem alto: cuco-cuco. Todos ficavam em alerta. A bruxa, que também morava na mata, não gostava nada disso. Com seu aviso, os bichos que caçava para suas bruxarias escapavam! O que fez a malvada? Montou uma armadilha e caçou o pobre cuco! Enfiou-o dentro de uma casinha que tinha pendurada na parede de sua casa.

    Todos os animais procuraram por dias e não acharam mais o pássaro. Percebendo que não conseguiria mais sair de lá, o cuco teve uma ideia.

    Mesmo preso, ele descobriu como ajudar a todos. Quando a bruxa saía de casa, ele abria a portinha da casa e cantava muito alto: cuco-cuco-cuco. Era um jeito de avisar que a bruxa tinha saído para caçar. Foi assim que surgiram os vários modelos de relógios.

Marcelo Duarte.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – O trecho “Mede 30 centímetros, tem o peito acinzentado e a parte inferior do corpo coberto com listas brancas e pretas.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 2 – Na passagem “Ele canta bastante no início da Primavera, e o seu nome vem do som de seu canto.”, o termo destacado:

(     ) retoma o cuco.

(     ) apresenta o cuco.

(     ) caracteriza o cuco.

 

Questão 3 – No segmento “Protegia filhotes mesmo não sendo dele.”, revela-se:

(     ) uma ação efêmera do cuco nas matas.

(     ) uma ação contínua do cuco nas matas.

(     ) uma ação esporádica do cuco nas matas.

 

Questão 4 – Releia:

“Montou uma armadilha e caçou o pobre cuco!”

Segundo a lenda contada pelo autor do texto, por que a bruxa fez isso?

 

Questão 5 – Observe:

“Todos os animais procuraram por dias e não acharam mais o pássaro.”

 O fato sublinhado:

(     ) conclui o anterior.

(     ) soma-se ao anterior.

(     ) contrasta-se com o anterior.

 

Questão 6 – De acordo com a lenda, o cuco descobriu “um jeito de avisar que a bruxa tinha saído para caçar”. Identifique esse jeito:

 

Questão 7 – Na parte “Foi assim que surgiram os vários modelos de relógios.”, o vocábulo sublinhado foi usado para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Segundo o autor, “o cuco foi escolhido como o passarinho do relógio”, por causa de:

(     ) uma lenda.

(     ) uma votação popular.

(     ) uma pesquisa científica.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: